Orquestra Sinfônica de Sorocaba se apresenta sob regência de Gustavo Brinholi

18/10/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa OS2 Comunicação

O sorocabano, que atualmente mora na Alemanha, é o maestro convidado dos concertos de outubro da orquestra

 

O sorocabano Gustavo Brinholi, que atualmente reside na Alemanha, será o maestro convidado dos concertos que a Orquestra Sinfônica de Sorocaba realiza neste mês de outubro. Ele vai reger a Sinfônica nos dias 25 e 28 de outubro, às 20h e às 19h, respectivamente, na Sala Fundec.

Constam do programa do concerto “Ciranda das Sete Notas”, de Heitor Villa-Lobos, e “Sinfonia n˚ 7 em Lá Maior – op 92”, de Ludwig van Beethoven, com os movimentos Poco Sostenuto – Vivace, Allegretto, Presto – assai meno presto e Alegro con Brio.

O principal fagotista da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Victor Morais Araújo, será o solista na peça de Villa-Lobos. Victor também é integrante da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e já excursionou pela Europa com o grupo. Atualmente, estuda com Ronaldo Pacheco no Instituto Baccarelli.

Estreia

A peça “O Sete Teso”, de autoria do próprio Gustavo Brinholi, também consta do programa da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e será apresentada em público pela primeira vez. Trata-se de uma obra inspirada no filósofo tcheco Vilém Flusser (1920-1991) e é a primeira de uma série que Brinholi pretende compor em homenagem ao pensador tcheco.

Gustavo Brinholi nasceu em Sorocaba e fez o curso de contrabaixo acústico no Conservatório Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, e posteriormente cursou música popular na Unicamp.

Já tocou na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, na Orquestra de Contrabaixos Tropical e em outros projetos de jazz e música popular. Desde 2009 vive em Munique, na Alemanha, onde se especializou em performance em contrabaixo.

Além de maestro e instrumentista, Gustavo compõe para orquestras e para grupos de câmara. Já regeu suas obras na Alemanha, na República Tcheca (Orquestra de Marienbad), na Noruega (Orquestra de Sopros da Noruega) e na Lituânia (Baltic Youth Philharmonic).

Desde 2011, o músico é bolsista do KAAD (Katolischer Akademischer Ausländer Dienst). É mestrando em composição na Musikhochschule, em Nurembergue, onde também estuda regência.

Serviço

Concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba

Dias: 25, às 20h, e 28 de outubro, às 19h

Ingressos: R$ 2,00

Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, nº 73, Centro)

Telefone: (15) 3233-2220

Site: www.fundecsorocaba.com.br   

Compartilhe no Whatsapp