Bate-papo sobre a arte da taxidermia no Zoo recebe inscrições

9/10/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Estão abertas as inscrições para as pessoas interessadas em participar de um bate-papo sobre a arte da taxidermia no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". A inscrição deve ser feita na biblioteca do parque para grupos de, no máximo, 40 pessoas. A atividade será realizada nesta quinta-feira (11) e no dia 18 de outubro pela manhã, às 10h30, e à tarde, às 14h e às 15h, no Museu de Zoologia.

A atividade faz parte da programação especial de aniversário do Zoo, que completa 44 anos no próximo dia 20 de outubro. Nesse mesmo dia, o público também poderá conferir a exposição do acervo do Museu de Zoologia durante todo o dia no gramado em frente ao Setor de Educação Ambiental do parque. No local, as pessoas terão a oportunidade de conhecer a biodiversidade do acervo do local, por meio de uma exposição interativa com esqueletos, animais taxidermizados de diversas espécies, entre outros.

Já no bate-papo "A arte da taxidermia", o público conhecerá a técnica de empalhar animais e as peças do acervo do Museu de Zoologia. O objetivo do Museu é utilizar os animais que morrem no próprio parque ou os doados por outras instituições. Dessa forma, o acervo constitui-se de peças de diferentes grupos de animais taxidermizados, fixadas e descarnadas. Essas peças são preparadas no próprio zoo, considerando as características biológicas, anatômicas e comportamentais dos animais.

Sua montagem possui uma finalidade exclusivamente educativa, como instrumento de ensino e divulgação de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. A técnica surgiu do reconhecimento sobre a importância do manuseio e contato com os animais e suas partes, ainda que taxidermizados, fixados ou na forma de esqueletos, para a sensibilização e compreensão das informações transmitidas ao público.

O acervo do museu atinge todo o tipo de público, principalmente os portadores de necessidades especiais, como os deficientes visuais, por possibilitar maior interação com o "objeto", tocando-o, sentindo as texturas, tamanho, forma, consistência, cheiro etc., como forma de tornar concretas as informações trabalhadas.

O "Quinzinho de Barros" fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Informações pelo telefone 3227.5454.

Compartilhe no Whatsapp