SESC Sorocaba Sedia Jogos De Futsal Para Cegos

21/9/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa OS2 Comunicação

As partidas fazem parte do Campeonato Oficial da Federação Paulista de Desportos para Cegos

O SESC Sorocaba sediará, neste sábado (22), das 10h às 17h, em seu Ginásio, jogos de futsal para cegos. As partidas fazem parte do Campeonato Oficial da Federação Paulista de Desportos para Cegos. A entrada é franca.

Participarão duas equipes da Apadev (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), de São Bernardo do Campo (SP); uma equipe do Cesec (Centro de Emancipação Social e Esportiva para Cegos), de São Paulo; e uma equipe da APC (Associação Paralímpica de Campinas), de Campinas (SP).

No período da manhã, será realizada a semifinal entre o time 1 da Apadev e a equipe da APC. Em seguida, o time 2 da Apadev joga contra o Cesec. À tarde, os perdedores disputam a terceira colocação e os vencedores disputam a final.

O futsal para cegos, também conhecido como “Futebol de Cinco”, é uma adaptação do futsal convencional. As regras do esporte são as oficiais da Fifa, com algumas adaptações. Por exemplo, as laterais da quadra são cercadas de proteções que impedem que a bola saia da quadra, tornando o jogo mais dinâmico. Só há cobrança de lateral com os pés se a bola ultrapassar estas proteções. Caso contrário, o jogo continua normalmente.

“Há alguns diferenciais. Quando alguém estiver com a bola, ele tem que avisar o adversário. Não existe lateral, somente linha de fundo. Os times contam com quatro jogadores de linha cegos e um goleiro que enxerga. Os cegos devem usar uma venda nos olhos, pois alguns conseguem perceber a luz, e isso pode ser uma vantagem”, comenta Luiz Antonio Pedrosa, Presidente da Federação Paulista de Desporto para Cegos.

O futsal para cegos, no Brasil, começou a ser disputado na década de 1960, em escolas e institutos para cegos. Desde 1984, a CBDC (Confederação Brasileira de Desportos para Cegos) organiza partidas de futebol no Brasil, mas a primeira competição nacional reconhecida pelo Comitê Paralímpico Nacional foi realizada na Espanha, em 1986. Hoje, o esporte já é praticado em 21 países. A primeira vez que a modalidade foi disputada numa Paralímpíada foi em Atenas, em 2004. O Brasil ganhou a medalha de ouro.

Nosso país se destaca neste esporte. A Seleção Brasileira de Futebol de Cegos é tricampeã da Copa América (em 1997, 2001 e 2003), bicampeã mundial (em 1998 e 2000), medalha de ouro em Paralimpíada (Atenas, 2004) e campeã dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007. O Brasil já teve três jogadores cegos eleitos como os melhores do mundo: Mizael Conrado (em 1998 e 2000), João Batista da Silva (em 2004) e atual melhor do mundo: Ricardo Steinmertz Alves, o Ricardinho.

 

Serviço:

Jogo exibição Futsal de Cegos

Dia 22/09. Sábado, das 10h às 17h.

Local: SESC Sorocaba. Espaço: Ginásio

Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade

Grátis 

Compartilhe no Whatsapp