da assessoria de imprensa OS2 Comunicação
Dupla Jorge & Mateus se apresentou na última noite do evento, neste sábado (15)
Mais de 70 mil pessoas prestigiaram a 6ª edição do Rodeio Itu – um recorde de público do evento. Neste ano, pela primeira vez a festa foi realizada em dois finais de semana e levou à Arena Maeda grandes nomes da música brasileira, como Fernando & Sorocaba (6), Gusttavo Lima (7), Michel Teló (8), Luan Santana (14) e Jorge & Mateus, que reuniu um público de 21 mil pessoas na noite deste sábado (15), encerrando o evento.
A dupla trouxe ao palco do Rodeio Itu seu sertanejo romântico, com letras conhecidas do público como “Pode chorar”, “De tanto querer”, “Voa beija-flor”, “Querendo te amar”, “Duas metades” e “Amo noite e dia”. Além de seus sucessos, Jorge & Mateus surpreenderam ao cantar músicas de Mamonas Assassinas, Kings of Leon e até a popular “Atirei o Pau no Gato”.
“Relações-públicas” da dupla, Jorge dialogou com o público durante todo o show, esbanjando carisma. Entre uma música e outra, lia os nomes das fãs nos cartazes que elas empunhavam e recebia com carinho cada presente que era atirado ao palco, entre ursinhos de pelúcia, peças de roupa e bilhetes. No camarim, antes de subir ao palco, ele prometeu voltar ao Rodeio Itu em 2013.
Além dos shows principais, durante as cinco noites de Rodeio Itu o público também curtiu as atrações musicais do Palco 2 e do palco montado no Camarote Estância com as duplas Alex & Raphael, Thiago José & Gustavo, Luik & Raphael, Deuber & Leandro e Alexsandro & Marcelo.
Na área Vip Zoff Club, o sertanejo universitário deu lugar à música eletrônica na balada pós-rodeio que acontece nesse disputado espaço do evento. Os DJs residentes da Zoff Club Fábio Montana, Paligusti e Lukas Andrade comandaram as noites de festa.
A realização do Rodeio Itu em dois finais de semana, novidade em 2012, foi muito bem aceita pelo público e considerada um sucesso pelos organizadores do evento, que já antecipam que o formato deve se repetir em 2013. “O objetivo é proporcionar tranquilidade para o público para aproveitar todas as atrações sem se preocupar com o dia seguinte, já que não houve evento aos domingos”, afirma Herculano Neto, idealizador do Rodeio Itu.
Ineditismo
Em decisão inédita no país, o Rodeio Itu adotou a obrigatoriedade do uso dos capacetes e coletes de proteção pelos peões nas provas de montaria. A medida visa dar mais segurança aos competidores, já que os equipamentos de segurança diminuem a gravidade das lesões. Os touros pesam, em média, 700 quilos, e a pancada de um coice ou de uma cabeçada pode provocar danos graves à saúde dos peões.
O campeão da prova de montaria em touros, realizada nos dias 6, 7 e 8 de setembro, foi o peão Adriano Dias, de Itatiba. Vinte e cinco competidores disputaram o título durante três dias e Adriano foi o vitorioso.
Também foi realizada no evento a tradicional prova dos Três Tambores, com amazonas de diversas partes do país. A prova, considerada uma das mais charmosas dos esportes equestres, exige habilidade, precisão e velocidade do conjunto cavalo-competidora, que tem de percorrer no menor tempo possível os tambores dispostos de forma triangular.
Houve também demonstração de atrelagem esportiva, feita com cavalos das raças Lusitano e Bretão. A atrelagem esportiva é considerada um “triatlon” que objetiva demonstrar a versatilidade do condutor e do cavalo atrelado. Os animais para atrelagem têm características próprias, como força, porte elevado e andamentos progressivos e alongados, com boa suspensão no trote, que é o principal quesito para esse esporte.
O projeto Rodeio do Bem continua sendo uma marca do Rodeio Itu, que promove ações ambientais e de responsabilidade social como neutralização de carbono, regras rigorosíssimas de proteção aos animais e apoio a entidades sociais.
Presente no evento desde a primeira edição em 2007, a Schincariol levou novamente a marca Nova Schin como cerveja oficial e promoveu diversas ações de relacionamento com o público presente.