Doenças do coração podem ser prevenidas

6/9/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração, momento importante para saber mais sobre como cuidar do sistema cardíaco para viver mais e melhor.

Cerca de 40% da população mundial morre por algum problema relacionado ao sistema cardíaco. Entre as doenças e complicações mais comuns estão o infarto, a insuficiência cardíaca, a hipertensão e o acidente vascular cerebral (também conhecido como derrame). No dia 26 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração, data importante para abordar o assunto e chamar a atenção sobre os cuidados preventivos.

O cardiologista Marcelo Demarchi, da Policlínica Municipal de Especialidades de Sorocaba, destaca que "na cardiologia, os problemas podem e devem ser prevenidos. Para isso, é necessário praticar atividade física regularmente e ter uma alimentação balanceada. Só um ou outro não adianta", explica o especialista.

Quem quer cuidar do sistema cardíaco deve saber que alguns alimentos, quando incluídos regularmente na alimentação, são benéficos ao coração. Eles melhoram a taxa de triglicérides, diminuem o colesterol ruim (LDL) e ajudam a controlar o peso. Contribuem, ainda, na melhora do colesterol bom (HDL) e dos processos inflamatórios, facilitando a circulação sanguínea.

Entre esses alimentos, Demarchi destaca os cereais, como linhaça, aveia e soja, além dos produtos integrais e os peixes (salmão, sardinha e atum). Outros itens que fazem parte da lista são o chá verde, iogurte, vinho, suco de uva, chocolate amargo, azeite, alho, abacate, óleos vegetais e tomate. Porém, o cardiologista alerta: "Tudo que se come em quantidade errada faz mal, mesmo o alimento sendo bom. Por isso, é importante procurar um nutricionista para indicar a quantidade ideal de cada alimento", ressalta.

Para os cardíacos

Também existem dicas importantes para as pessoas que já possuem algum problema cardíaco diagnosticado. Esses pacientes devem consumir os alimentos citados acima diariamente, pois já foi comprovado que eles contribuem para a saúde do cardiopata, porém devem buscar orientações do especialista.

"As pessoas que têm problemas no coração devem ficar atentas com alguns desses alimentos, pois se ela tem pressão alta, por exemplo, ela não pode tomar vinho. Então, procure sempre um nutricionista ou o cardiologista para mais informações", finaliza.

Compartilhe no Whatsapp