Fundec recebe espetáculo de dança “Fleshdance”, do Núcleo Artérias

13/8/2012 - Sorocaba - SP

As apresentações serão realizadas no sábado (18) e no domingo (19)

 

A Sala Fundec recebe neste fim de semana o espetáculo de dança “Fleshdance”, do Núcleo Artérias. Baseada no livro “Vida para consumo”, do escritor polonês Zygmunt Bauman, a atração propõe uma crítica ao consumismo. As apresentações serão realizadas neste sábado (18), às 20h, e no domingo (19), às 18h.

“Fleshdance” é a última parte da “Trilogia Líquida” do Núcleo Artérias, formada por “Ruídos 5.1” (2007) e “Fronteiras Móveis” (2008). Neste terceiro espetáculo, o grupo explora o sistema orgânico de um corpo que está em constante transformação e que pode afetar e ser afetado pelo outro. A ideia é propor variações de intensidades emocionais decorrentes de experiências físicas e carnais. Daí o nome “Fleshdance”, que faz referência à palavra “flesh” (carne, em inglês).

O espetáculo promove uma grande interação com o público. A plateia é posicionada sobre o palco, ao redor das bailarinas.  Durante a apresentação, imagens de fragmentos de corpos femininos são manipuladas em tempo real pelo videoartista André Menezes e reproduzidas nas paredes. As projeções criam um ambiente que dialoga com a dança por meio de variações de luz e velocidade.

Serão disponibilizados apenas 40 ingressos por noite.

Sobre o Núcleo Artérias

O Núcleo Artérias (ex-Cia. 2 Nova Dança) iniciou seu trabalho em 1995, dirigido por Adriana Grechi, uma das fundadoras do Estúdio e Cia. Nova Dança em São Paulo.

De 1995 a 2002, Adriana dirigiu diversos espetáculos, entre eles “Da sacada tudo passa a ser evento”, “Toda coisa se desfaz” e “Eu é um outro”.

Em 2002, apresentou na França “Toda coisa se desfaz”, no Rencontres Chorégraphique de Seine-Saint-Denis (antes chamado de Festival de Bagnolet) - um dos mais importantes festivais de dança da Europa. Em 2003, Adriana dirigiu “Artérias.2”, primeiro trabalho com o Núcleo Artérias.

Em 2004, pelo espetáculo “Porque nunca me tornei um/a dançarino/a”, o Núcleo Artérias recebeu dois prêmios APCA, foi selecionado pelo “8º Festival da Cultura Inglesa” e “Viagem Teatral do SESI” e realizou apresentações por todo o Estado de São Paulo, além de festivais pelo Brasil.

O grupo já reuniu alguns prêmios durante esses anos, tais como “Prêmio Estímulo para Circulação” (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo); “8° Festival Cultura Inglesa”; “Caravana de Teatro Sesi”; “Associação Paulista de Críticos da Arte – Pesquisa em Dança”; “Associação Paulista de Críticos da Arte – Projeto em Dança”; “Rumos Itaú Cultural”; “Funarte/Klauss Vianna – Circulação”; “Fomento à Dança (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo); “ProAc Circulação (Secretaria Municipal da Cultura – SP); “Associação Paulista de Críticos da Arte – Criação em Dança” e “Petrobras Cultural – Manutenção de Cia.”.

Serviço:

Espetáculo de dança “Fleshdance”

Dias: 18 de agosto, às 20h, e 19 de agosto, às 18h

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Local: Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Informações: (15) 3233-2220

Site: www.fundecsorocaba.com.br

 

Ficha técnica

Duração: 40 minutos

Faixa etária: Livre

Concepção/ Direção: Adriana Grechi

Criação/ Performance: Juliana Ferreira, Larissa Ballarotti e Nina Giovelli

Videocriação/ Performance: André Costa Menezes

Trilha sonora: Dudu Tsuda

Iluminação: André Boll

Acompanhamento da pesquisa: Renato Jacques

Preparação corporal: Lívia Seixas, Débora Blank e Adriana Grechi

Fotografia: Edson Kumasaka

Design gráfico: Fernando Bergamini

Produção executiva: Amaury Cacciacarro Filho

Produção: Erika Fortunato

Agradecimentos: Key e Zetta.

Patrocínio: Petrobras S.A.

 

Contato para imprensa

OS2 Comunicação - www.os2comunicacao.com.br

Jornalista responsável: Thaís da Silveira

Telefones: (15) 3318-1722 e (15) 9740-0333

E-mail: thais@os2comunicacao.com.br

Compartilhe no Whatsapp