Nomeada CPI para investigar matança de animais em Sorocaba

3/8/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Sorocaba

A Comissão foi instaurada por iniciativa do vice-presidente do Legislativo, vereador Marinho Marte (PPS), para apurar possível crueldade contra animais na Zoonoses do Município

 Marinho Marte (PPS), Geraldo Reis (PV), Rozendo Oliveira (PV), José Crespo (DEM), Ditão Oleriano (PMN), Cláudio do Sorocaba 1 (PR) e Anselmo Neto (PP) compõe a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá investigar a morte de 30 cães, entre eles 26 filhotes, na Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba, denunciada por ONGs este mês.

 O fato repercutiu de maneira negativa, através da imprensa, em vários lugares do mundo. Diante da polêmica, Marinho Marte elaborou um requerimento propondo a CPI e conseguiu a adesão de um terço do colegiado, como prevê o Regimento Interno do Legislativo, para que as circunstâncias em que os animais foram mortos sejam apuradas.

  “O que vimos nas páginas dos jornais e também nas redes sociais foi uma verdadeira matança, que causou indignação na sociedade sorocabana. A alegação de que os animais estavam doentes, com cinomose, não serve de desculpa”, afirma o vereador, que observa ainda que a prática da eutanásia em animais, mesmo que justificável do ponto de vista médico-veterinário, exige um procedimento cauteloso.

  A preocupação do parlamentar é que o ocorrido não seja um fato isolado, mas resultante de uma prática costumeira de maus-tratos de animais domésticos no setor de Zoonoses, como denunciam organizações não governamentais. Durante a primeira reunião a Comissão irá definir o presidente e o relator, bem como as diretrizes dos trabalhos a serem realizados pelo grupo de vereadores.

 

Compartilhe no Whatsapp