da acessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Sorocaba foi premiada na noite de terça-feira (3), na capital paulista, pelo Índice Brasil de Cidades Digitais. O prêmio, desenvolvido pela Momento Editorial, responsável pela revista Wireless Mundi, coloca a cidade em sexto lugar dentre aquelas que se destacaram em segmentos como acessibilidade, serviços e aplicações e acesso público em tecnologia da comunicação e informação (TICs). Sorocaba ficou atrás apenas de Campinas (SP) e das capitais Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), que ficou em primeiro lugar. Dos 130 municípios inscritos, 101 foram validados.
Com isso, Sorocaba subiu 7 pontos na classificação em relação ao ano passado, quanto se posicionou em 13º lugar. O município integra agora o Nível 3 de Digitalização, o de Serviços Eletrônicos, que reúne os municípios com cobertura total para acesso público. Essa categoria considera, ainda, que as cidades possuem unidades de acesso distribuídas em sua extensão territorial, os investimentos na área são mais presentes, possibilitando que pessoas intelectualmente limitadas ou portadoras de alguma deficiência possam ter as barreiras de acesso minimizadas ou diminuídas e a população usufrua virtualmente de alguns serviços públicos e privados em ambiente virtual, mesmo mediante a existência de algumas limitações de banda em termos de acesso e de backbone.
Segundo o secretário da Adminsitração (Sead), Mário José Pustiglione Jr, em 2011, cuja base de dados foi de 2010, a cidade ficou no Nível 2, o de Telecentros, um estágio no qual a população contava com banda larga de acesso à internet, incluindo acesso público, mas com algumas limitações. Ao todo são 6 níveis de digitalização: Básico, Telecentro, Serviços Eletrônicos, Pré-Integrado, Integrado e Pleno. Cada qual definido por pontuações atribuídas ao comportamento digital de cada participante e que variam de zero a 100%. A base de dados dessa premiação é do ano passado.
O Índice Brasil de Cidades Digitais é uma iniciativa pioneira em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CpqD), que criou a metodologia adotada para o Índice que considera, além dos aspectos tecnológicos da conectividade e o uso de serviços criados a partir da digitalização, o uso e acesso da população e acesso. Por meio de um questionário, as cidades interessadas em participar respondem a 15 questões fechadas de detalhamento quantitativo, como o número de unidades de acesso digital disponibilizadas ou o percentual de órgãos públicos conectados.
Conforme Pustiglione, a pesquisa em Sorocaba foi agrupada em 7 blocos: Educação, Saúde, Segurança Pública, Serviços Administrativos, pertinentes à Secretaria da Administração (Sead), Serviços das demais Secretarias, Serviços de Terceiros e Acesso do Cidadão.
Em termos de infraestrutura da administração pública – computadores, impressoras e servidores, por exemplo, a Prefeitura de Sorocaba atende entre 91% e 100% de suas necessidades. O mesmo percentual se aplica para as conexões de rede interna; o que inclui as unidades externas ao Paço, e para os usuários da rede com acesso à internet. Em termos de controle de acesso, a Prefeitura atinge 100% de tudo que é visto.
Quanto aos serviços oferecidos ao cidadão foram elencadas as informações disponíveis no Portal da Prefeitura, nos programas Sorocaba Web no Ar, Sorocaba Web TV, Jornal do Município eletrônico e o hiper link com a Urbes. Também foram citadas a Agência de Notícias, os serviços de emissão de Nota Fiscal Eletrônica, os programas Empresa Fácil, Compra Certa, Aprove Fácil e a disponibilização de Serviços de Governo Eletrônico das três esferas públicas, por meio da Casa do Cidadão.
No âmbito privado, Sorocaba foi avaliada, também, pela oferta de mais de 10 provedores de acesso à internet e mais de 10 instituições com cursos à distância, os chamados EADs, entre outros.
Para o prefeito Vitor Lippi, que recebeu o prêmio numa cerimônia no Hotel Renaissence, essa é a comprovação do quanto Sorocaba avançou em termos de acessibilidade digital, principalmente no que diz respeito aos serviços públicos. "Hoje o cidadão sorocabano tem um leque de facilidades para resolver sua vida junto à Prefeitura e nem precisa ir até o Paço para isso. Além disso, todas as unidades externas da administração estão interligadas e podem responder com mais agilidade ao cidadão", destacou.