Tião Rocha falará sobre o papel do educador no Seminário Internacional da Educação

5/7/2012 - Sorocaba - SP

da acessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Reconhecido educador popular, antropólogo e folclorista, Tião Rocha será um dos conferencistas do 14º Seminário Internacional da Educação de Sorocaba, que acontecerá na próxima semana, entre os dias 11 e 13, no auditório do Lar Escola Monteiro Lobato. O palestrante falará no dia 12, às 14h, sobre o tema "O papel do educador dentro dos desafios e possibilidades".

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), o evento reunirá cerca de 1.500 profissionais da educação, que terão a oportunidade de conferir palestras de profissionais de renome nacional e internacional. "É uma honra recebermos o educador Tião Rocha em nosso Seminário; um profissional que tem um trabalho reconhecido em todo o país", destaca a professora Roseli Arruda, coordenadora do Seminário.

Fundador-presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), Tião Rocha é autor de obras de desenvolvimento cultural e comunitário e membro de várias organizações de fomento a iniciativas na área, como a Ashoka Empreendedores Sociais, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), fundador da Care Brasil.

O palestrante já teve também inúmeros reconhecimentos. Entre eles estão o Prêmio Empreendedor Social, concedido pela Fundação Schwab e a Folha de S. Paulo, em 2007; no mesmo ano recebeu Prêmio Especial pelo projeto Cidade Educativa, concedido pela Fundação Educare; e em 1995 recebeu o Prêmio Criança - Área de Educação, pela Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança.

Em sua palestra, Tião abordará sobre o papel do educador dentro dos desafios e possibilidades. Segundo ele, Educação é fim e Escolarização é meio. Educação só existe no plural e tem que produzir aprendizagem. A escola que seleciona não educa, mas sim exclui. Para ele é possível fazer uma boa Educação debaixo de uma mangueira, mas é impossível sem bons educadores.

De acordo com Roseli Arruda, os participantes poderão retirar os seus certificados de participação ao término do Seminário, mediante a devolução do crachá. O Lar Escola Monteiro Lobato está localizado na Rua Antônio Aparecido Ferraz, 1.111, no Jardim Tatiana, em Sorocaba.

Programação completa

Dia 11 (quarta-feira)

18h00 – Credenciamento

19h00 – Abertura oficial – prefeito Vitor Lippi e a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cístia.

19h30 – Apresentação do Projeto Cidade Interativa 3D

20h00 – Conferência: "Educação para cidadania: valores, mas também conhecimentos e habilidades", com Philippe Perrenoud, doutor em Sociologia e Antropologia.

 

Dia 12 (quinta-feira)

08h00 – Recepção e café da manhã

Presidente da mesa – Luiz Almeida Marins Filho, doutor em Antropologia.

08h30 – Conferência: "Comunicação Interpessoal: é conversando que a gente entende", com Leila Ferreira, formada em Jornalismo e Letras, é Mestre em Comunicação pela Universidade de Londres.

10h30 – Conferência: "Comportamento jovem na internet", com Jairo Bouer, médico formado pelo Instituto de Psiquiatria da USP.

12h00 – Almoço

14h00 – Conferência: "O papel do educador dentro dos desafios e possibilidades", com Tião Rocha, antropólogo e educador, formado em História com Mestrado e Doutorado em Antropologia Cultural.

15h30 – Conferência: "A educação muda. A palestra muda", com Dado Schneider, Mestre e Doutor em Comunicação.

 

Dia 13 (sexta-feira)

08h00 – Recepção e café da manhã

Presidente da mesa – Maria Inês Moron Pannunzio, formada em Filosofia, com Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, e Bioética e Arte-Educação e as Novas Tecnologias pela UNB.

08h30 – Conferência: "A interação professor-aluno como centro do fazer pedagógico", com Rosely Sayão, psicóloga e consultora educacional.

10h30 – Conferência: "Escola: Espaço de viver e conviver. Escola: lugar de se fazer o pão – Para aprender a nos nutrir e a compartilhar", com Júlio Machado, educador, facilitador de aprendizagens e mudanças, e biólogo, estudioso em filosofia e pesquisador do comportamento humano.

12h00 – Almoço

Presidente de mesa: Deputada estadual Maria Lúcia Cardoso Amary, professora, advogada, com Mestrado em Direito Administrativo e Constitucional.

13h30 – Conferência: "Educação e cultura – A voz do provocador", com Antonio Abujamra, diretor e ator há mais de 50 anos atuando no teatro e na televisão.

15h30 – Conferência: "Como tornar o impossível, possível", com Oscar Schmidt, ex-jogador de basquete, considerado o maior jogador brasileiro de todos os tempos.

17h00 - Encerramento

Compartilhe no Whatsapp