da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba
Nesta segunda-feira (02), a partir das 14h, cerca de 15 deficientes visuais da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac) farão a primeira visita monitorada no Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira", no Jardim Europa. Referência em acessibilidade para pessoas com deficiência, por meio do Programa Parque para Todos, o "Água Vermelha" é considerado hoje um espaço 100% acessível para receber pessoas portadoras de deficiência física e visual, seguindo padrões estabelecidos pela ABNT.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade de Educação Ambiental é gratuita e pode ser agendada previamente para atender outros grupos também. O telefone para contato é: 3221.6643.
O primeiro grupo a participar da atividade será convidado a utilizar de diferentes sentidos no jardim sensorial, além de ter a oportunidade de acesso às informações educativas presentes nas inúmeras placas em braile espalhadas pelo parque.
Para facilitar o deslocamento das pessoas com deficiência física ou visual, o "Água Vemelha" ganhou um novo portal de entrada pela Avenida Londres. A partir deste ponto, há uma rota acessível de 300m de extensão, por 1,50m de largura, em concreto lixado e trechos de piso tátil, para garantir o acesso aos principais locais do parque.
Durante a visita, o programa de Educação Ambiental trabalhará com o tema "água". Serão abordadas questões como consumo consciente, fauna e flora aquática, preservação dos recursos hídricos, conceito de nascente, importância das áreas verdes, entre outros.
O "Água Vermelha" está localizado na Rua Romênia, 150, no Jardim Europa, e é aberto ao público todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. O local funciona das 8h às 17