Equipe da "Patrulha Verde" será treinada para o combate ao incêndio florestal nesta quinta-feira

28/6/2012 - Sorocaba - SP

 

da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba

Nesta quinta-feira (28), das 9h às 17h, a equipe da 7ª edição da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas "Patrulha Verde" receberá um treinamento teórico e prático para o combate ao incêndio florestal. A capacitação acontecerá na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó.

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Gerência do Fogo da Flona, durante oito horas o grupo terá atividades que compõem as Noções Básicas de Prevenção e Combate dos Incêndios Florestais, com base no Curso de Formação de Brigada de Incêndios do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Os integrantes da "Patrulha Verde" vão receber informações sobre: Organização e Função da Brigada; Comportamento do Fogo; Combate Aéreo e Terrestre; Equipamentos, Ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); Segurança de Campo; Origem e Causas do Fogo, e Prática de Campo com Combate Direto e Indireto em Incêndio Florestal.

A Brigada de Incêndios desempenha atividades em equipe de modo organizado, com hierarquia e disciplina, sempre priorizando à segurança do brigadista nos combates ao fogo. De acordo com o coordenador da atividade, o gerente do Fogo da Flona, Oscar Rensburg Willmersdorf, é muito importante que, durante os combates, a Brigada esteja atenta ao comportamento do fogo, sua propagação, os valores naturais e patrimoniais ameaçados; e, após a análise dos fatores atuantes, adotar a estratégia de combate mais eficiente.

"Patrulha"

A "Patrulha Verde" foi criada pela Prefeitura de Sorocaba em 2006, com o objetivo de apoiar o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas. Essa parceria se dá nos meses do ano em que o clima é mais seco e visa melhorar a qualidade do ar.

Os 11 servidores municipais que participam desta edição da "Patrulha Verde" portam equipamentos de proteção e de combate às chamas, como bombas costais, facões, botas, abafadores e lanternas, entre outros. Além disso, voluntários dos seis Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) atuam na conscientização do problema das queimadas em seus bairros.

A campanha conta com dois pontos de observação: um no 5º andar do Paço Municipal e, o outro, num edifício da Avenida Santos Dumont, Zona Norte. Os monitores atuam diariamente, das 12h às 18h.

Após identificar os pontos de incêndio usando binóculos, localizando-os em mapas, os monitores comunicam a Central do Corpo de Bombeiros, no Cerrado, que repassa a uma das suas três unidades - Éden, Santa Rosália ou Cerrado, onde também ficam equipes da "Patrulha" para otimização da ocorrência.

Para denunciar queimadas, a população deve ligar no telefone 193 (Bombeiros).

 

Compartilhe no Whatsapp