da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba
O sabor mediterrâneo e as cores e aromas da culinária espanhola foram apresentados na noite de sábado (23) pelos 32 formandos da primeira turma do Curso de Técnicas de Gastronomia Espanhola, promovido pela Casa De España "Don Felipe II", em parceria com o governo daquele país. Presentes ao evento, o prefeito Vitor Lippi e a primeira dama, Denise Lippi, elogiaram a iniciativa que envolveu, ainda, a Universidade de Sorocaba.
Ao referir-se à maior colônia espanhola do interior do Brasil, Lippi disse que a influência desse povo não se restringiu a uma culinária marcante, mas também a um desenvolvimento econômico imprescindível ao município. Ao presidente da Casa De España, Luiz Calvo Ramires, Lippi agradeceu pela viabilização do estreitamento das relações entre Sorocaba e a Espanha, por meio da valorização da sua cultura.
Descontraidamente, Lippi também agradeceu à representante do governo Espanhol, Ana Maria Serrano Oltra, Chefe da Seção de Trabalho e Imigração do Consulado, pela tradição espânica na música, na enologia e na tecnologia, e emendou: "eu tenho que agradecer pelo fato de a Espanha ter me dado, também, minha esposa, Denise. Afinal, ela é neta de espanhóis".
O primeiro curso de Gastronomia Espanhola foi ministrado pelas professoras Maria Cristina Swensson, Maria Silva e pela Chef Mariane, da Uniso. O próximo curso, segundo Luiz Ramires, terá a parceria da Unip, que já oficializou sua intenção em promover novas parcerias visando a difusão dessa cultura por meio do diretor da instituição, professor Glaucio Celso Luiz.