Alunos da EM "Hélio Rosa Baldy" participam do Tour das Árvores nesta quinta-feira

21/6/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba

Cerca de 70 Alunos da EM "Hélio Rosa Baldy" participarão, nesta quinta-feira (21), do Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas. Divididas em duas turmas, a primeira atividade acontecerá das 9h às 11h e, a segunda, das 13h30 às 15h30. A saída é da própria escola, que fica na Rua Tarcizo Geraldo Dário, 163, no Jardim São Guilherme.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (Sedu), o passeio é realizado às quintas-feiras com estudantes do 2º ano da rede que frequentam o Programa Oficina do Saber – Escola em Tempo Integral. O objetivo é dar às crianças a oportunidade de conhecer a história e as características de algumas árvores frondosas e de diferentes espécies espalhadas por Sorocaba.

Acompanhadas por uma equipe da Sema, as crianças são orientadas sobre cada uma das cinco árvores a serem visitadas, todas de idade já avançada.

Um dos pontos de parada do passeio é a Praça Márcia Mendes, no Jardim Vera Cruz. O local abriga três Copaíbas idosas; de 66 anos, 77 anos e 92 anos. A espécie tem princípios medicinais e ocorre tanto na Mata Atlântica, quanto no Cerrado. Seu desenvolvimento, porém, é melhor na mata ciliar.

Outro local visitado é a Praça Oxford, no Jardim Europa. No local, as crianças conhecerão uma Paineira, com idade estimada em 67 anos. Símbolo da cidade, as sementes dessa espécie alimentam vários animais, como as maritacas, por exemplo. Já a paina, que parece um algodão, pode ser usada para o enchimento de travesseiros.

Por último, as crianças terão a oportunidade de visitar o Parque "Carlos Alberto de Souza", no Campolim, e conhecer um Cedro, com aproximadamente 83 anos.

As árvores incluídas no passeio fazem parte das 18 que Sorocaba possui atualmente e que são imune ao corte, conforme as Leis Municipais nº 8.837/09 e nº 9.12310. Esse trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba.

Compartilhe no Whatsapp