da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba
A Urbes – Trânsito e Transportes fará nesta quinta-feira (21) mais uma blitz de orientação ao uso consciente das vagas preferenciais. O trabalho acontecerá em ruas do Centro da cidade, a partir das 9h e, depois numa outra etapa a partir das 14h. A equipe de Educação da Urbes andará a pé em vias com vagas preferenciais. Serão percorridas as ruas da Penha, Álvaro Soares, Sete de Setembro, Monsenhor João Soares e José Bonifácio.
De caráter educativo, a atividade vai falar aos condutores sobre o uso adequado das vagas preferenciais para pessoas idosas e portadores de necessidades especiais. Também serão distribuídos folhetos informativos sobre o tema.
Já foram encaminhados materiais educativos a pontos de grande circulação de pessoas como o Paço Municipal e as Casas do Cidadão, além das unidades de saúde, associações de aposentados e deficientes, INSS, entre outros.
A campanha também já percorreu shoppings e hipermercados da cidade para esclarecer à população quem tem direito às vagas preferenciais, localizadas estrategicamente para facilitar o acesso das pessoas, e como fazer para usá-las corretamente.
Vaga consciente
A utilização da credencial foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das Resoluções 303 e 304, de dezembro de 2008, com o objetivo de uniformizar, em âmbito nacional, os procedimentos para sinalização e fiscalização do uso dessas vagas. O documento é válido em todo o território nacional.
O atendimento é feito nas unidades da Casa do Cidadão e também na sede da Urbes, onde devem ser entregues o requerimento disponível no site, além de outros documentos. De outubro do ano passado até agora mais de quatro mil documentos foram emitidos.
No caso dos idosos, é preciso apresentar cópia da carteira da identidade e de um documento, que comprove o local de sua residência. Já a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção também terá que entregar um atestado médico conforme modelo criado pela Urbes e disponível no site (www.urbes.com.br).
Não é obrigatória a presença do idoso ou da pessoa com deficiência no ato do cadastramento. Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o requerente, poderá fazer a entrega da documentação exigida.
O atendimento é das 9h às 16h. Outras informações pelo telefone 3331-5000 e pelo sitewww.urbes.com.br.