da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba
"Nós trouxemos um pouco da experiência de Sorocaba para falar sobre os desafios do crescimento das cidades. Nós mostramos como se pode crescer com planejamento, respeito ao uso e ocupação do solo, saneamento, controle ambiental e inovação em vários programas. Além disso, pude conhecer a experiência de outras cidades e isso é muito enriquecedor", declarou o prefeito Vitor Lippi na tarde desta quarta-feira (20), ao final da sua participação no talk show da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Consórcio PCJ, o debate ocorreu no stand do Governo do Estado de São Paulo, no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro (RJ).
Com o tema "Sustentabilidade ambiental: o papel dos municípios e instâncias regionais", o evento envolveu prefeitos e lideranças regionais para debater os desafios para a gestão sustentável do meio ambiente. De acordo com Lippi, um dos principais assuntos foi a questão da água.
"Esse é um tema muito importante. A água é fundamental e sabemos que ela vem sendo reduzida por causa dos desmatamentos e redução das nascentes. Temos cada vez menos água e mais gente morando nas cidades e essa é uma questão perigosa, pois daqui a alguns anos não teremos água suficiente para a população das grandes cidades do mundo", destacou.
Em Sorocaba, o poder público municipal tem realizado uma série de ações integradas no projeto de recuperação e revitalização do Rio Sorocaba e de córregos urbanos. São ações que envolvem, além do fundamental tratamento de esgotos domésticos, a construção de bacias de contenção, recuperação das margens e de áreas degradadas, proteção das nascentes, construção de conjuntos habitacionais para famílias que vivem em áreas de risco, ciclovias e parques integrados.
Nesta quinta-feira (21), antes de retornar para Sorocaba, o prefeito visitará outros stands e conhecerá experiências apresentadas por outras cidades na Rio+20.