da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba
Mais de 300 mil peças de roupas foram doadas pelos sorocabanos à Campanha do Agasalho 2012. O número, divulgado na última sexta-feira (15), durante o encerramento da ação na agência do Além Ponte do Banco do Brasil, supera o volume do ano passado que obteve 285 mil unidades, além de cerca de 7 mil cobertores.
A quantidade de material arrecadado, porém, vai aumentar nesta semana, já que pelo menos seis empresas e instituições parceiras farão a entrega dos agasalhos que arrecadaram nos próximos dias.
Desenvolvida pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) em parceria com a Secretaria da Cidadania (Secid), também na sexta-feira (15), a campanha recebeu mais de 18 mil peças arrecadadas pela 4ª Companhia da Polícia Militar, no Éden. O trabalho da PM contou com o apoio do Conseg local que conseguiu uma excelente adesão da comunidade daquela região. Além de vestuário, trabalho da Polícia Militar rendeu dezenas de peças de matéria prima para cobertores que poderão ser revertidos, também, em blusões.
Indicadas pela Secid, a Creche Especial Maria Claro, a Associação dos Amigos do Parque São Bento, o Movimento das Mulheres Negras (Momunes), Asipeca e Coeso retiraram o material simultaneamente à entrega feita pelo Capitão Sidney Vieira, comandante da 4ª Cia.
Corações aquecidos
Ao agradecer o empenho dos funcionários do Banco do Brasil na compra de 4.300 novos cobertores para doação à Campanha do Agasalho; a presidente do Fundo Social, Denise Lippi, falou emocionada de um dos trabalhos pelos quais mais nutre carinho. "Esta campanha foi um presente para mim e me sinto abençoada em poder colaborar para que tantas pessoas tenham um inverno mais quentinho", disse sem conseguir disfarçar o tom de despedida já que este é seu último ano no comando do órgão. Reiterando sempre que toda ação só acontece quando há participação de todos, relembrou os últimos oito anos e afirmou que, a partir de 2013, continuará perto da campanha colaborando "como cidadã". "Não será somente aos corações dos mais necessitados que vou ajudar a aquecer, também o meu se manterá aquecido por tanto carinho que tenho por esse trabalho", disse Denise Lippi.
Reiterando o desejo em manter a parceria com o Fundo Social, o superintendente Regional do BB, Roberto Zanato, disse que a ação junto aos funcionários, clientes e amigos é sempre prazerosa, justamente, por visar o bem da comunidade. "É um pouco que podemos fazer", justificou. No ano passado, o envolvimento dos bancários rendeu 3.600 cobertores novos para a campanha; o crescimento deste ano foi de quase 20%.
Junto com o Banco do Brasil, são parceiros da Campanha do Agasalho o Carrefour; a First Idiomas; a People Computação; a Finamax; as Polícias Militar e Civil;o Tiro de Guerra; a Unimed, o Ciesp e a Guarda Civil Municipal (GCM).
Doação do Sesi
Já computadas no total de agasalhos arrecadados pela Campanha do Agasalho, as seis mil peças arrecadadas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), do Mangal, faz nesta terça-feira (19), a partir das 10h30, a entrega oficial do material recolhido. Parte do volume, resultado do trabalho dos alunos do Sesi da Vila Barão, será entregue ao Instituto Humberto de Campos por indicação dos próprios estudantes.