da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O prefeito Vitor Lippi inaugurou no final da tarde desta segunda-feira (11) a Praça "José Hatem", no bairro Cidade Jardim, na Zona Oeste. Localizada na confluência das Ruas Mogi Mirim e João Batista de Almeida, as obras reurbanizaram completamente uma área pública do local, passando a oferecer aos moradores mais segurança e um espaço completo para a convivência, lazer, prática de esportes e atividades físicas, incluindo uma "Academia ao Ar Livre".
A área total da nova praça é de aproximadamente 8 mil m², onde a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) implantou cerca de 5 mil m² de grama, distribuídos em três espaços de convivência; 33 mudas de árvores de espécies nativas; 380 m² de piso em concreto estampado e 810 m² em concreto vassourado, que podem ser usados para caminhada; 13 bancos; sistema de iluminação, com cinco postes com quatro lâmpadas de 250 watts cada; e campo de futebol society gramado, com arquibancadas de concreto. Futuramente, o espaço terá um playground.
A praça homenageia o empresário José Hatem (1934 – 2002), ex-presidente da Fundação Ubaldino do Amaral, do Lar Escola Monteiro Lobato e da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), entre outros trabalhos sociais. O prefeito Vitor Lippi destacou o nome da praça como "uma justa homenagem a um empreendedor social, com uma presença marcante por sua forma de atuar junto às questões comunitárias e sociais de Sorocaba". Lippi ainda destacou "a valorização do bairro e a melhoria de qualidade de vida" proporcionadsa pela praça aos moradores da região.
A cerimônia foi encerrada com o plantio simbólico de três mudas de ipê amarelo, por crianças presentes no local. Além do prefeito Vitor Lippi, participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário de Governo e Relações Institucionais, José Ailton Ribeiro; os vereadores Luís Santos, autor de emenda ao Orçamento destinando recursos para as obras, Paulo Mendes, Benedito de Jesus Oleriano (Ditão) e Gervino Gonçalves (Cláudio do Sorocaba I); o secretário da Segurança Comunitária, Roberto Montgomery Soares; o diretor de Serviços Urbanos da Seobe, Clebson Ribeiro; o ex-vereador Antônio Carlos Ferreira dos Santos (Carlinhos da Farmácia), autor do projeto de lei denominando a praça; entre outros.
O prefeito Vitor Lippi participa nesta semana do Congresso Mundial do Iclei 2012, que acontece em Belo Horizonte (MG). O encontro tem início nesta quinta-feira (14) e segue até domingo (17). Lippi participará na sexta-feira (15), para apresentar a resentantes de todo o mundo as ações integradas na recuperação e revitalização do Rio Sorocaba e de córregos urbanos. O evento reunirá mais de 1.200 participantes de 64 países e servirá como preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), onde serão definidas estratégias para as temáticas que serão tratadas no Rio de Janeiro.
Organizado pelo Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, o congresso é uma oportunidade para que representantes de governos locais, organizações internacionais, governos nacionais, financiadores e outros parceiros se reúnam e compartilhem conhecimentos, troquem experiências, se capacitem e participem de visitas técnicas e exposições.
Para Lippi esta é mais uma oportunidade de apresentar a líderes mundiais a experiência de Sorocaba, contribuindo para um planeta mais sustentável. "Vamos apresentar o que a nossa cidade tem feito na questão da revitalização do Rio Sorocaba e também participar da troca de experiências entre governos locais e ONGs de diversos países; conhecer iniciativas, propostas e ações que contribuem com o fortalecimento do desenvolvimento sustentável e viabilizar, ainda, a elaboração de propostas que serão levadas à Rio+20", explica.
O congresso também contará com a presença de palestrantes da Rio+20, que levarão as novidades da conferência em relação as seguintes temáticas: Economia verde urbana; Cidade sustentável; Cidades eficientes em recursos; BiodiverCidades; Cidades baixo-carbono e carbono-neutras; Cidades e comunidades resilientes; Infraestrutura verde, e Comunidades felizes e saudáveis.
Na ocasião, o prefeito Vitor Lippi apresentará uma série de ações integradas realizadas pela Prefeitura no projeto de recuperação e revitalização do Rio Sorocaba e de córregos urbanos. São ações que envolvem, além do fundamental tratamento de esgotos domésticos, a construção de bacias de contenção, recuperação das margens e de áreas degradadas, construção de conjuntos habitacionais para famílias que vivem em áreas de risco, ciclovias e parques integrados.
Nos últimos anos, Sorocaba apresentou significativo crescimento e seu desenvolvimento foi acompanhado por ações de revitalização, monitoramento e controle dos recursos naturais, com elevados indicadores ambientais. "A revitalização de um rio vai além do serviço de saneamento básico, como o tratamento do esgoto, que também é de fundamental importância. Faz parte deste plano a construção das ciclovias, a participação da população quando está interagindo com o rio, seja caminhando, pedalando ou participando do plantio, da produção de mudas nas penitenciárias ou da educação ambiental. Este programa mostra todo o trabalho integrado da administração de Vitor Lippi, que mudou a qualidade de vida do sorocabano", destaca Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.
Recentemente, Jussara também foi eleita integrante do Comitê Executivo Regional para América Latina e Caribe (RexCom LAC) do Iclei no período de 2012 a 2015. Sua eleição implicará também na participação no Conselho Global do Iclei no mesmo período. "Somos agora o único município brasileiro a fazer parte dessa associação. Esse é mais um reconhecimento do engajamento desta gestão municipal de Sorocaba nas questões ambientais", ressalta.
Por isso, no dia 17, Jussara também terá um espaço para falar durante a sessão "Soluções Locais para Desafios Regionais", durante o Congresso Mundial sobre o "Desenvolvimento Participativo Integrado Urbano para Sustentabilidade".
O Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade é uma associação internacional de governos municipais e organizações não-governamentais (ONG) que promove o desenvolvimento sustentável. Em março de 2011, a Prefeitura de Sorocaba se tornou oficialmente membro. Informações sobre esse congresso no site: worldcongress2012.iclei.org.