da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Divisão de Vigilância Sanitária (Visa), da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (SES), reuniu na noite de terça-feira (29) 60 representantes de entidades beneficentes da cidade que comercializarão produtos alimentícios na 33ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba, que ocorrerá a partir desta quinta-feira (31) até o dia 17 de junho no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. O objetivo do encontro, realizado no Salão Verde da unidade Seminário da Prefeitura, foi garantir a qualidade e segurança dos alimentos a serem vendidos no evento, por meio do treinamento aos presentes sobre "Segurança Alimentar na Festa Junina".
De acordo com a chefe da Visa, Eliane Lungwtz, os temas abordados pelo treinamento, monitorado pelas biólogas Marilyn Castelani Aires de Araújo e Juliana Dias Mome, técnicas do Setor de Alimento da Visa, foram: procedência e qualidade dos alimentos; transporte, acondicionamento e conservação dos alimentos; doenças transmitidas por alimentos; modos de contaminação; meios que favorecem a multiplicação de microorganismos; como evitar a contaminação; maneiras de conservação dos alimentos e limpeza e organização do local, uniformes adequados e asseio pessoal.
Além desses temas, o treinamento contou com a colaboração do sargento Antonio Marcos Pereira, representante do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, para orientar sobre o uso do gás de cozinha (GLP) com segurança, visando ainda a prevenção de incêndios.
No total, 34 entidades assistenciais participarão da tradicional Festa Junina e irão produzir e vender sopas, lanches, doces caseiros, pipoca e as clássicas bebidas juninas; quentão e vinho quente. Também esteve presente ao encontro promovido pela Visa o presidente da Associação de Entidades Filantrópicas de Sorocaba, Donizete Emanuel de Moraes.