da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O prefeito Vitor Lippi entrega nesta segunda-feira (21) o prédio da Oficina do Saber do Jardim Marcelo Augusto. Com cerca de 700 m² de área construída, a nova unidade educacional ocupa uma área de 2.550 m² e já vem sendo utilizado por professores e alunos da EM "Lea Edy Alonso", para as atividades do programa Escola Tempo Integral.
A Prefeitura investiu R$ 1.090.345,48 na construção do prédio, que conta com 4 salas de aula, salão central, palco, dois camarins, cozinha, refeitório e banheiros no pavimento térreo e almoxarifado, administração e sala de dança no superior. Até ter o prédio próprio para as atividades da Oficina, os estudantes da 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental utilizavam o espaço de uma igreja do bairro ou tinham de se deslocar até a Vila Barão, onde realizavam as ações do programa.
Conforme a diretora Adriana Nardi Lopes, a EM "Lea Edy Alonso" tem cerca de 1.300 alunos abrangendo a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Só na Oficina do Saber são 334 crianças atendidas, sendo que antes do prédio próprio atediam só 140 alunos.
A diretora destaca ainda a importância do programa no desempenho escolar das crianças, facilitando o aprendizado e o desenvolvimento intelectual dos mesmos. "É importante para as crianças porque se não estivessem no programa poderiam estar na rua, talvez até em situação de risco. A Oficina ajuda ainda no desenvolvimento pedagógico, para aprender regras, a socialização, a trabalhar melhor as matérias escolares, como matemática, a leitura, a arte, e ainda a ter acesso a um instrumento musical", afirma Adriana.
Além do Jardim Marcelo Augusto, a Prefeitura de Sorocaba também entregará em breve outros três unidades da Oficina do Saber, ao lado ou próximos de escolas municipais. Na próxima quarta-feira, dia 23, será inaugurada a Oficina do Saber da EM "Luís de Almeida Marins", no Júlio de Mesquita. No dia seguinte, será entregue a da EM "Hélio Rosa Baldy", do Jardim São Guilherme e, em data ainda a ser agenda, a da EM "Maria de Lourdes M. Martinez", no Jardim Santa Bárbara-Montreal.
Na Escola em Tempo Integral, o espaço de aprendizagem não se dá apenas na escola, de maneira formal, mas em todos os lugares que o bairro oferece. São atividades que seguem o conceito do programa Cidade Educadora. Hoje são 6.000 crianças atendidas pelas Oficina do Saber, distribuídas por 29 escolas municipais. De acordo com Vitor Lippi, a proposta é ampliar o projeto para atender 10.000 alunos até o final de 2012.