da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O processo de licitação que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) está promovendo para a execução das obras de implantação de duas novas bacias de contenção na cidade apresentou um total de catorze empresas interessadas.
Na manhã desta terça-feira (15/05), no auditório da Estação de Tratamento de Água "Dr. Armando Pannunzio" (ETA/Cerrado), o Setor de Compras e Licitações e a Comissão de Licitações da autarquia receberam os envelopes de documentos e de propostas comerciais das empresas inscritas.
A partir de agora, as empresas participantes têm um prazo de cinco dias para apresentarem possíveis impugnações, enquanto que a autarquia realiza a análise dos documentos apresentados, para verificar se estão de acordo com as exigências do edital. O passo seguinte será a abertura dos envelopes contendo as propostas comerciais, que vai definir a empresa vencedora, pelo menor preço apresentado, que terá 180 dias para concluir a obra.
As empresas participantes são a Arvek; CTL; ECL PAR; ETC; Construdaher; KMG; M. Tabet; Saeng; Stemag; Souza Compec; Tecla (São Paulo); Basfer (Sorocaba); Bema (Piracicaba) e Obragen (Votorantim).
R$ 8,4 milhões
O novo sistema de contenção e drenagem de águas de chuva que o Saae vai implantar tornou-se possível a partir da assinatura de um convênio com a Caixa Econômica Federal, em outubro do ano passado, no valor de R$ 8,4 milhões, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, sem a necessidade de contrapartida por parte da administração pública municipal.
Essa verba vai possibilitar que o Saae construa um sistema de contenção e drenagem de águas pluviais, que inclui dois reservatórios de detenção de cheias (bacias de contenção), numa área total de 42.650 m², abrangendo o Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador, nas margens do córrego da Água Vermelha.
Além das duas bacias de contenção, as obras incluem ainda intervenções complementares de urbanização, tais como a implantação de áreas verdes, calçadas, ciclovias, sinalização e iluminação.
O novo sistema de contenção de cheias e drenagem de águas pluviais vai solucionar diversos pontos de alagamentos verificados na cidade em dias de fortes chuvas, como os existentes na avenida Barão de Tatuí; cruzamento da Visconde do Rio Branco com a Washington Luiz; avenida Pereira Inácio e ruas Manaus, Aclimação e Eulália Silva.