"Altos do Ipanema" integra ações habitacionais no Nova Esperança

16/5/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Mais 45 famílias deixaram áreas de risco em Sorocaba e se mudaram para o Residencial "Altos do Ipanema", na Zona Norte, nesta terça-feira (15). Neste nono dia, a operação da Prefeitura de Sorocaba beneficiou 36 famílias do Nova Esperança e outras nove que moravam na Alameda Itália, em área pública localizada entre o Jd. Europa e o Jd. Magnólias. Com elas, já estão morando no local 219 das 480 famílias beneficiadas com uma apartamento próprio.

Os moradores do Nova Esperança transferidos para o "Altos do Ipanema" se encontravam em pontos inundáveis, nas proximidades do antigo "Tancão", onde são realizadas obras do programa "Sorocaba Total", dentro do Complexo Viário "Mário Covas". Em 2008, a Prefeitura transferiu outras famílias em áreas de risco na região do Nova Esperança, Vila Barão, Jd. Baronesa e Conjunto São São Joaquim para o Jd. Renascer, com 480 casas, na Zona Norte.

O Nova Esperança abrange uma área de aproximadamente 200 mil m², pertencente à antiga Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa), que foi ocupada por moradores a partir da década de 1970. Por meio do programa Casa Legal, a Prefeitura e o Governo do Estado viabilizaram a concessão do registro de propriedade das moradias para 729 famílias do bairro. Até o final do ano, a Prefeitura pretende regularizar mais 2.150 casas do Nova Esperança, localizadas em terreno originalmente pertencente ao Município.

Desde 2005, a Prefeitura realizou uma série de investimentos no Nova Esperança, como a implantação de uma nova escola municipal, com Sabe Tudo e Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber; a Área de Lazer "Pedro de Godoy", com Núcleo de Segurança Comunitária da Guarda Civil Municipal, com funcionamento 24 Horas; além de intensificar o atendimento de programas sociais, como o "Amigo da Família" e treinamentos esportivos da Secretaria de Esporte (Semes).

Moradia própria

Os trabalhos para transferências das famílias de áreas de risco para o "Altos do Ipanema" prosseguem nesta quarta-feira (16), atendendo famílias beneficiadas atualmente pelo programa de Aluguel Social. A operação para transferência das 480 famílias de áreas de risco para o "Altos do Ipanema" deve prosseguir até o final do mês.

Os serviços mobilizam diariamente 150 pessoas, entre servidores das secretarias da Cidadania (Secid); da Habitação e Urbanismo (Sehab), de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e da Saúde (SES), que apoia com ambulâncias e o setor de Zoonoses; o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae); os voluntários do Núcleo da Defesa Civil; a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de funcionários de uma transportadora contratada.

O "Altos do Ipanema" foi implantado pela RCG Engenharia e Empreendimentos Ltda., em parceria com a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida". As famílias beneficiadas foram selecionadas dentro do programa "Vítima Zero de Enchente", a partir do cadastramento das áreas com mais riscos de inundações e deslizamentos.

O empreendimento oferece infraestrutura completa, com redes de água, esgoto e telefonia; área de lazer, com dois playgrounds, duas quadras poliesportivas, salão de festa e espaço de convivência e estacionamento. Ao todo, são 480 apartamentos dotados de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os moradores arcarão com prestações mensais de, no mínimo, R$ 50,00 pelo imóvel, pelos próximos dez anos.

Compartilhe no Whatsapp