da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Bugio, Carcará, Barata e Jacaré. Esses são os quatro grupos do Tranzoo Melhor Idade, que teve início na tarde desta segunda-feira (3), no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". Com o tema "EnergiZoo", mais de 30 pessoas participarão das atividades educativas e interativas até sexta-feira (11).
Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Área de Educação Ambiental, o objetivo deste Tranzoo é sensibilizar os participantes para as questões de produção, consumo, os impactos gerados pela matriz energética brasileira, incluindo as possíveis formas de se obter energia sustentável.
Neste primeiro dia de evento, os participantes receberam e sugeriram dicas simples para economizar energia em casa, como o de apagar as luzes dos cômodos que não estão sendo utilizados, por exemplo. "Quem daqui carrega o aparelho celular e depois deixa o carregador na tomada aguardando a próxima vez de carregar? Dessa maneira, ele gasta a mesma coisa de como se estivesse carregando", ressalta Viviane Rachid, responsável pela divisão de Educação Ambiental e coordenadora do Tranzoo.
Outra sugestão foi para que, ao comprar eletrodomésticos, deve-se preferir os com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que informa se o produto gasta menos energia elétrica do que similares. A etiqueta mostra qual o consumo de eletricidade e seu grau de eficiência energética, que vai de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).
Em seguida, os idosos conheceram o bugio, uma espécie do Cerrado brasileiro, que perdeu o seu "lar" por causa da construção de usinas hidrelétricas. Por último, os participantes fizeram a elaboração do Grito Animal de cada grupo e começaram a preparar uma peça de teatro sobre o tema.
A artesã Márcia Regina Simão, de 54 anos, moradora da Vila Haro, participa pela oitava vez do Tranzoo. "Acho muito interessante o que a gente aprende aqui. Uma das dicas que eu já faço em casa é desligar o microondas da tomada quando não estou usando, mas tenho muito o que melhorar. Meu banho é de 20 minutos, vou tentar diminuir esse tempo", afirma. Além do conhecimento adquirido, Márcia cita outras conquistas. "As amizades que fiz aqui perduram até hoje. Mesmo depois que terminam as atividades, nós continuamos conversando e nos encontrando", conta.
Outra participante animada com a programação é Neide R. Knittel, de 72 anos. Moradora do Campolim, a munícipe participa do Tranzoo Melhor Idade pela segunda vez. "Interessante o tema. Temos de criar consciência em poupar energia, caso contrário, será muito difícil a vida em comunidade", declara. "Aqui tenho a oportunidade de conviver com pessoas de outras faixas etárias e ver o que elas pensam. É muito prazeroso", contou.
Programação
Entre os destaques da programação está a visita ao Museu de Energia, em Itu, nesta quarta-feira (9). O local abriga a exposição "História, Energia e Cotidiano", que apresenta a influência do uso doméstico da energia entre os anos 1850 e 1950. No espaço "Energia: Use, mas não abuse", os visitantes aprendem - de forma lúdica e interativa - asobre o uso racional da energia elétrica, contribuindo para a economia e a preservação do meio ambiente.
Outra atividade muito aguardada pelos participantes será a madrugada ecológica no Zoo, que acontecerá das 18h de quinta (10) até às 7h de sexta-feira (11). "Além de passar a noite no Zoo, observando os hábitos dos animais noturnos, haverá apresentação de peça de teatro e um lanche animal, onde os participantes vão trazer alguns pratos e será escolhido o melhor deles. E, para finalizar, eles vão se divertir com o jogo noturno", explica a técnica ambiental Camila de Paula Alvares.
O Zoo fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Informações pelo telefone 3227.5454. Segue a programação completa:
Terça-feira (dia 8)
13h – Chegada
13h30 – Apresentação sobre energias sustentáveis e usinas hidrelétricas
14h30 – Lanche
15h – Plenária: Qual o melhor tipo de energia para o mundo?
16h30 – Encerramento
Quarta-feira (dia 9)
12h30 – Chegada no Zoo e preparo para saída
13h - Saída do Zoo e chegada ao Museu da Energia - Itu
16h30 – Retorno ao Zoo de Sorocaba
Quinta-feira (dia 10)
18h - Chegada e acomodação dos grupos nos alojamentos
18h30 - Discussão das tarefas de consumo de energia
19h30 – Lanche comunitário
20h - Apresentação do grupo Semeando Encanto
21h - Ensaio e preparação para teatro
22h - Apresentação dos teatros
23h30 – Preparação para o jogo noturno
Sexta-feira (dia 11)
0h – Jogo noturno
1h - Dormir
6h – Acordar e arrumar os pertences e dormitórios
6h30 - Café da manhã
7h – Premiação e encerramento