da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A emoção deu o tom à celebração religiosa da união dos 85 casais que participaram, no último sábado (5), do 8° Casamento Comunitário promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), sob as bênçãos do pastor Ernesto Taconi e do padre Wagner Lopes Ruivo. O evento foi na Sede Campestre do Clube União Recreativo.
Além da presidente do FSS e primeira dama de Sorocaba, Denise Lippi, cujos sentimentos de alegria, satisfação e tristeza se misturaram, boa parte do voluntariado presente à festa e que ao longo dos últimos anos acompanhou todas as cerimônias, não resistiu a esta última. Houve quem chorasse, quem lamentasse um sentimento de pré-despedida de uma das principais personagens do evento e que, ao longo dos últimos anos, sempre fez questão de capitanear os detalhes para que os casamentos fossem um sucesso.
Mas, a oitava edição ainda reservou uma surpresa aos voluntários: dois servidores, companheiros na convivência diária do Palácio dos Tropeiros, também, se casaram e foram saudados com alegria pelos colegas. O que tirou lágrimas de Décio Alves de Oliveira, funcionário público há 28 anos e que oficializou sua união com Zuila Pereira Barbosa. "Eu não esperava por isso, me surpreendi com a atitude de todos", disse ao agradecer a ovação durante a sessão de fotos pela qual passam os casais ao lado dos padrinhos, Denise e o prefeito Vitor Lippi. "Não há o que pague um momento desses. Fica difícil a gente aguentar", disse a presidente do Fundo Social que ao lado do marido não segurou as lágrimas.
Durante os cumprimentos à noiva Maria Rita de Cássia Senestrin, que trabalha na Escola de Gestão, a emoção foi outra; mas não menos efusiva. Ao lado do marido Claudinei Marques, ela casou as duas filhas, Cássia Fernanda e Jéssica Patrícia. "É uma festa em família. Estamos muitos felizes e celebrando tudo junto", contou a colaboradora que não escondia a satisfação em ser noiva-mãe da noiva e madrinha, tudo ao mesmo tempo. "É muito bom poder oferecer esta oportunidade às pessoas e quando a gente ainda conhece, se relaciona, fica ainda mais gratificante", comentou Lippi.
Na tela da tevê
Quem não esperava ter seu casamento transformado em um roteiro de tevê foi o casal Bruna Azevedo de Oliveira e Jonatas Augusto Bueno de Oliveira. Os jovens recém-casados viraram pauta do programa "A Liga", da TV Band, e vão aparecer em rede nacional no início do mês que vem. Acompanhados desde a manhã de sábado (5) pela apresentadora Débora Vilalba e sua equipe, os noivos são personagens de um episódio que fala da ascensão da classe "C" brasileira. Bruna e Jonatas, que economizaram algum dinheiro quando optaram pelo casamento comunitário, conseguiram fazer uma festinha para família e amigos, celebrando a união com tudo ao que tinham direito. "Eu não imaginava que o meu casamento ia ter, além de foto, uma filmagem total", disse a feliz senhora Oliveira.
Com esse 8° Casamento Comunitário, o Fundo Social de Solidariedade registrou cerca de 1.400 uniões oficializadas, civil e religiosamente, em oito anos. Neste período, o FSS sempre contou com a parceria de importantes instituições e empresas que, por meio da prestação de serviços ou a doação de brindes e presentes, marcaram presença em todos os eventos. Também neste ano, além de duas viagens, e diária em hotel, foram sorteados aos casais vale-compras e diversos utensílios domésticos.