da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Um dos mais importantes nomes da música instrumental brasileira, Yamandu Costa, é o primeiro a se apresentar na 10ª edição do Concertos Finamax que começa neste sábado (5), no Teatro Municipal "Teotônio Vilela" (TMTV), a partir das 20h30.
Com uma média de 600 espectadores por ano, os organizadores do evento têm como principal objetivo aumentar o volume de público que prestigia as apresentações. Para o superintendente da Finamax, Carlos Alberto Samogim, este é um desafio que divide com os sorocabanos, a quem convida a participar dos shows programados até outubro; e para quem, assegura, é realizado o projeto.
Além da característica cultural, o Concertos Finamax assume sua responsabilidade social e destina a renda das bilheterias às instituições locais, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS). "Os ingressos custam R$ 5,00. Nossa ideia é de atrair o maior número de pessoas que buscam lazer de qualidade", assegurou Samogim. Além do Fundo Social, também o Gpaci será beneficiado pelo repasse dos recursos.
Em parceria com a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), o projeto tem em seu calendário duas excelentes apresentações em agosto. No dia 11, às 20h30, Nelson Ayres Trio e Nailor Proveta, voltam à cidade e ocuparão o TMTV para a apresentação de música de qualidade. No 25, também a partir das 20h30, o público poderá apreciar um dos maiores representantes do chorinho brasileiro: Izaias e seus Chorões, também a partir das 20h30.
Entre os dias 26 e 28 de setembro, o Finamax promoverá os corais amadores da cidade no 6º Encontro Finamax de Corais. Quatorze grupos se apresentarão no "Teotônio Vilela", sempre a partir das 20h. Ainda em setembro, o projeto se desloca até Tatuí e, no dia 28, no Teatro "Procópio Ferreira", um dos flautistas mais importantes do mundo, Raffaele Trevisani e Quarteto de Praga, darão o tom internacional aos espetáculos. A agenda termina no dia 27 de outubro e, de volta ao TMTV, o público vai se deliciar com a poesia de Ivan Vilela: Raízes.
Para o secretário Edmilson Chelles, este é um dos projetos privados mais importantes para Sorocaba, pois consegue congregar cultura e solidariedade, oferecendo shows de qualidade indiscutível. Além disso, o fato de o Concertos Finamax abrir espaço para novos talentos, estimula a formação e a valorização de novos artistas. "No caso dos corais, por exemplo, é que pessoas comuns, gente que nem imaginamos, serão a estrela do espetáculo" , disse.