da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba está construindo uma nova ponte no bairro de Pinheiros com o objetivo de beneficiar uma das regiões da cidade com tráfego mais intenso de veículos. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) atualmente desenvolve ações para implantar a infraestrutura do dispositivo, reforçada em razão de sua proximidade com Rio Sorocaba. Depois de concluída, a ponte possibilitará uma alternativa viária entre a Zona Leste, na região do Além Ponte, com as Zonas Oeste e Sul.
A ponte interligará a marginal do Rio Sorocaba, no trecho da Avenida Juvenal de Campos, com a Rua Campos, que funcionará em sistema binário com a Rua Carlos André Isse. As fundações estão sendo instaladas utilizando-se tubulões de ar comprimido, técnica indicada em solos com maior permeabilidade, como é o caso das margens do Rio Sorocaba.
Os trabalhos começaram pelas escavações do solo para a instalação das formas de concreto. Após montadas, elas serão preenchidas por ar comprimido. Em seguida, as estruturas serão aterradas até a altura da cabeceira da ponte, visando à implantação das vigas de concreto.
De acordo com o projeto, a ponte terá 54 metros de extensão e 30 metros de vão livre. A largura total da pista será de 15,9m, dos quais 3m serão de ciclovia, 2m de calçadas e duas faixas para a circulação de veículos, em sentidos opostos. "Esta região engloba algumas das principais artérias de Sorocaba. A nova ponte irá disciplinar mais o fluxo de veículos, permitindo uma melhor distribuição do trânsito", destaca o prefeito Vitor Lippi.
Melhorias no trânsito
Após a conclusão da ponte, o sistema viário na região de Pinheiros passará por algumas mudanças. Os motoristas, ciclistas e motociclistas poderão seguir pelas avenidas Comendador Pereira Inácio até o Ramo B da Washington Luiz, passar pela Juvenal de Campos, cruzar o Rio Sorocaba sobre a nova ponte e, pela rua Conselheiro João Alfredo, acessar à Campo Salles. O dispositivo ainda permitirá fazer o mesmo trajeto no sentido oposto.
Segundo o secretário Renato Mascarenhas Filho, o trânsito na região terá outras melhorias a partir da implantação do novo binário. O tráfego na Conselheiro João Alfredo terá mão-única em direção à Campos Salles, enquanto a mão de direção na Carlos André Isse será no sentido oposto. "Com as mudanças, o fluxo no trânsito será melhorado tanto em acesso quanto em termos de tempo de saída e de entrada naquela região", acredita.
A expectativa da Seobe é concluir os serviços de instalação da ponte até o final de julho, liberando-a para o tráfego após os serviços de sinalização pela Urbes – Trânsito e Transportes. A empresa responsável pelas obras é a Construtora Bema Ltda., contratada por meio de processo licitatório. O investimento da Prefeitura é de aproximadamente R$ 2,5 milhões.