da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Apesar do clima instável e possibilidade de chuva, o sorocabano saiu de casa e foi curtir o Via Viva. De acordo com a Secretaria de Esporte (Semes), que coordena o projeto, 4.850 pessoas, a maioria crianças, esteveram na Avenida Itavuvu para andar de bicicleta, patins, skate, caminhar ou simplesmente aproveitar o amplo espaço de lazer a disposição dos cidadãos.
Além da Escola do Pedala, que orienta os "baixinhos" como andar corretamente pelas vias públicas, o Via Viva teve várias outras atrações. Caracterizado de palhaços, jovens de uma igreja evangélica de Sorocaba seguiam as pessoas que transitavam pela via, repetindo os mesmos gestos. A brincadeira, segundo eles, é uma forma de conversar e falar de Deus.
A unidade do Sabe Tudo da EM "Maria Domingas Totora de Góes", também esteve aberta das 8h às 13h e foi muito procurada principalmente pelas crianças que desejavam jogar nos computadores. O eletrecista José Carlos de Meira, aproveitou o domingo e o computador conectado a internet, para enviar sua declação de Imposto de Renda. "Durante a semana é corrido, não dá tempo", justificou.
O espaço do Sabe Tudo oferece serviço gratuito de uso da Internet, com a possibilidade da pessoa receber e enviar e-mails e frequentar as redes sociais, fazer pesquisas, entre outros serviços. Além disso, a unidade oferece um espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.
A estrutura do Via Viva possui nove banheiros, em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes sempre monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor, e a Guarda Civil e a Polícia Militar disponibilizam equipes e unidades móveis de comando para o devido atendimento.