Mais de 700 pessoas são atendidas no "Mutirão da Formalização"

23/4/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Nos três dias do "Mutirão da Formalização", na Praça Cel. Fernandes Prestes, mais de 700 pessoas, foram atendidas em Sorocaba. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Relações do Trabalho, por meio do projeto "Apareça e Cresça", tem o objetivo de orientar e sensibilizar o empreendedor individual para a importância de deixar a informalidade.

De acordo com secretário Luis Alberto Firmino, o "Mutirão" atingiu objetivo. "São vários eventos que programamos para o ano todo, visando a formalização de 5 mil empreendedores individuais. Gradativamente estamos reduzindo esse número", explicou Firmino.

Conforme destaca, os eventos realizados pela Sert são uma grande oportunidade para aqueles empreendedores individuais que estão na informalidade conhecerem as vantagens em ficar legal. "Só o fato de o empreendedor ter direito à seguridade social e à previdência é muito bom. Nosso objetivo é dar condições para que ele seja um fornecedor da Prefeitura, preste serviço para o poder público e, assim, consiga desenvolver seu pequeno negócio mais rapidamente", explica Firmino.

O "Mutirão da Formalização" leva orientação ao empresário ou trabalhador por conta própria sobre as muitas vantagens da formalização. O custo é muito baixo levando em consideração os benefícios que o empreendedor terá depois. O último Censo do IBGE apontou a existência de mais de 47 mil pessoas trabalhando na informalidade em Sorocaba. A Prefeitura já conseguiu reduzir para menos de 40 mil graças a esta ação.

Desde a implantação, no final de 2010, o "Apareça e Cresça" já formalizou mais de 7.000 empreendedores individuais. Para este ano, a meta é chegar a 5 mil. Para a atividade a Prefeitura tem parceria com 20 entidades representativas e o apoio do Sebrae.

Compartilhe no Whatsapp