Passeio apresenta árvores antigas de Sorocaba aos alunos da rede municipal

20/4/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Na manhã desta quinta-feira (19), 35 alunos do 2º ano da EM "Prof. Edemir Antônio Digiampietri" (Vila Barão), que frequentam o Programa Oficina do Saber – Escola em Tempo Integral, participaram do Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas. Essa foi a primeira edição do passeio com a participação dos estudantes da rede municipal. Já, à tarde, foi a vez de 35 crianças da EM "Basílio da Costa Daemon" (Parque das Paineiras) participarem dessa experiência única de contato com a natureza numa aula de educação ambiental ao ar livre.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (Sedu), o passeio tem como objetivo promover uma relação entre as crianças e as árvores, a partir das curiosidades e aspectos ambientais de cada espécie. Com isso, elas terão a oportunidade de conhecer a história e as características de árvores de diferentes espécies, frondosas, espalhadas por Sorocaba e que muitas vezes passam despercebidas pela população.

Durante duas horas, acompanhadas por professores e por uma técnica da Sema, as crianças foram orientadas sobre cada uma das árvores visitadas, todas elas já com idades avançadas, como uma Copaíba, de aproximadamente 185 anos, que está na Vila Barão, e um Cedro Rosa, de 83 anos, localizada no Parque "Carlos Alberto de Souza", no Campolim, e uma Paineira, de 67 anos, localizada na Praça Oxford, no Jardim Europa.

Sílvia Helena Amorim Costa, professora de Educação Ambiental da Oficina do Saber da Vila Barão, acompanhou a turminha na visita. Uma das solicitações foi para que cada criança recolhesse folhas secas de cada árvore visitada. "Na próxima aula, trabalharemos com uma atividade de registro do que aconteceu no passeio. Elas terão que perceber as diferenças entre essas folhas. Será interessante", explica.

Ana Beatriz Flora de Macedo, 7 anos, da EM "Prof. Edemir Antônio Digiampietri", adorou a novidade. "Eu achei muito legal. A gente conheceu mais sobre as árvores e eu aprendi que devemos fazer tudo pelas árvores e pela natureza", conta.

As árvores incluídas no passeio fazem parte das 18 árvores que Sorocaba possui atualmente e que têm imunidade ao corte, segundo as Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010. O trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba.

O passeio acontecerá semanalmente, às quintas-feiras, e atingirá cerca de mil alunos do 2º ano que frequentam a Oficina do Saber – Escola em Tempo Integral. Os próximos passeios serão na semana que vem, dia 26, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30, e atingirão os estudantes da EM "Darlene Devasto", do Jardim Atílio Silvano. A previsão é atingir todos os alunos desta série até agosto, promovendo um roteiro ecológico vinculado a nova proposta curricular da rede municipal de educação.

Compartilhe no Whatsapp