da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba realiza, desde o início do ano, o programa Megaplantio Avenidas, que vem dotando os canteiros centrais de algumas das principais vias da cidade de aproximadamente dez mil mudas de árvores, entre espécies nativas e frutíferas. Visando garantir um crescimento saudável destes exemplares, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) realiza uma série de cuidados especiais, inclusive, com um acompanhamento técnico contínuo.
As mudas do Megaplantio Avenidas foram produzidas por reeducandos em dois viveiros mantidos pela Prefeitura: Penitenciária "Danilo Pinheiro", no Mineirão, e Centro de Detenção Provisória (CDP), em Aparecidinha. Entre as diferentes espécies plantadas estão jabuticabeiras, pitangueiras, amoreiras, jambolões, ipês roxos, rosas, brancos e amarelos, sibipirunas, pau-ferro, platanus, aroeira-pimenteira, aroeira-mole e palmeira-jerivá (cujo fruto serve de alimento a pássaros).
O engenheiro agrônomo da Seobe, Aroldo José Pinto, explica que os canteiros das avenidas foram preparados antes de receberem as mudas, com a aplicação de adubo e gel higroscópico – material que permite maior absorção de água pelo solo. "As árvores localizadas na área urbana passam por manutenção constante, inclusive, sendo irrigadas neste período mais seco. E nos primeiros dias após o plantio, estes cuidados precisam ser ainda mais intensos", explica.
Segundo o engenheiro agrônomo, a arborização urbana traz inúmeros benefícios, como o aumento da área de sombra, redução do microclima urbano e atração de pássaros e borboletas. "Como utilizamos espécies diferentes de árvores, cada uma tem seu ciclo de desenvolvimento. Os ipês, por exemplo, agora apresentam folhas secas, estando prontas para florada da espécie que acontece entre os meses de julho e agosto", comenta.
Mais uma ação do Plano de Arborização Urbana, que resultará em 500 mil novos exemplares plantados em Sorocaba até o final do ano, o prefeito Vitor Lippi definiu a mudança no visual da cidade a ser provocada pelo Megaplantio Avenidas. "Somente vamos perceber esta bela ação daqui a alguns anos, quando as árvores estiverem maiores. Sorocaba será uma cidade mais bonita ainda, com muito mais verde", destacou.
As primeiras avenidas beneficiadas pelo programa são a Itavuvu, nas proximidades do Parque Teconlógico (onde ocorreu o Megaplantio); no Jd. Santa Rosália, na Av. São Francisco; e na região entre o Campolim e o Vergueiro, nas avenidas Antônio Carlos Comitre, Barão de Tatuí, Juscelino Kubitschek e está em andamento na Washington Luiz e na Dom Aguirre