Mutirão da Formalização atende 230 pessoas na praça central

19/4/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

No primeiro dos três dias de atendimento na Praça Coronel Fernando Prestes, o "Mutirão da Formalização", desenvolvido pela Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), atendeu 230 pessoas. Desses, 78 saíram com a formalização encaminhada, enquanto que o restante recebeu orientação sobre os procedimentos a serem tomados.

O "Mutirão da Formalização" prossegue até sexta-feira (20) na Praça Cel. Fernando Prestes, atendendo das 9h às 16h30. Além da orientação e formalização, a Sert também disponibiliza aos sorocabanos os serviços do Banco do Povo Paulista. Conforme explica Roberto Freitas, da Sert, muitas pessoas procuram o estande da pasta mas não portam a documentação necessária para a formalização. "A procura tem sido intensa e isso mostra que o trabalho que a Sert realiza está no caminho certo", diz.

De acordo com o secretário Luís Alberto Firmino, o evento, que faz parte do projeto "Apareça e Cresça", tem o objetivo de orientar o trabalhador por conta própria, sobre as muitas vantagens em estar formalizado. "O custo é muito baixo, levando em consideração os benefícios que o empreendedor terá depois. Só o fato de ter direito à seguridade social e à previdência já faz valer a pena. Nosso objetivo é dar condições para que ele seja um fornecedor da Prefeitura, preste serviço para o poder público e, assim, consiga desenvolver seu pequeno negócio mais rapidamente", explica.

Firmino destaca, ainda, outro aspecto positivo da formalização que não é benéfica apenas ao empreendedor, mas para toda a cadeia econômica da cidade. "O último Censo do IBGE apontou a existência de mais de 47 mil pessoas trabalhando na informalidade em Sorocaba. Já conseguimos trazer mais de seis mil para o mercado formal e vamos continuar com a ação", disse.

Desde a implantação, no final de 2010, o "Apareça e Cresça" já formalizou mais de 7.000 empreendedores individuais. Para este ano, a Prefeitura tem como meta chegar a 5 mil. "São vários eventos que realizaremos este ano. É uma oportunidade não só para deixar a informalidade, mas também de crescer, prosperar, faturar mais", concluiu Firmino, destacando a parceria com 20 entidades representativas e o importante apoio do Sebrae nesta empreitada.

Compartilhe no Whatsapp