da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
José Renato Monteiro Lobato ficaria feliz se entrasse na Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury" e se deparasse com as cores e a energia refletidas por meio de seus personagens em gravuras, capas de livros, bonecos e textos.
Aberta na data em que completaria 130 anos, 18 de abril, a exposição "Monteiro Lobato – Um projeto para o Brasil" descortina a fantasia das crianças que visitam a mostra e podem comparar os traços ilustrativos de histórias infanto-juvenis e de fatos políticos que marcaram o país com aquilo que se produz atualmente. Muitos, inclusive, obras do próprio Lobato.
Narizinho, Pedrinho e Emília transparecem um misto de inocência e sapequice que fazem sorrir os pequenos ao lembrar coisas contadas por pais e avós. Dona Benta e Tia Anastácia ainda figuram como provedoras de enorme carinho, principalmente pela doce incumbência de afagar os estômagos.
Outro que chama a atenção é Visconde de Sabugosa. Esperto e intelectual personagem é o responsável pelas ponderações acerca das consequências das milhares de travessuras capitaneadas pela boneca multicolorida, que ganha vida no Sítio do Picapau Amarelo.
Cuca e o Saci também estão por lá mostrando um pouco da vida e obra do filho mais nobre de Taubaté, no Vale do Paraíba, e que, entre tantas polêmicas e rebeldias, soube retratar o encantamento da fantasia de uma infância vivida com paz, sonhos e entusiasmo.
As várias faces de Monteiro Lobato poderão ser vistas até dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3231.5723.
Encontros com o Mito
E, neste mês do aniversário de Monteiro Lobato, o personagem alvo do evento desta quinta-feira (19), no programa "Encontros com o Mito", não poderia ser outro.
O sempre entusiasta José Rubens Incao promete abordar sobre o homem que falava o que pensava, gerando conflitos e incômodos; ia na contramão de vários intelectuais e tecia duras críticas ao academicismo, sem esquecer de sua fundamental importância para a cultura e a vida brasileiras. Lobato, aliás, foi quem fincou pé e defendia a teoria de que o Brasil somente progrediria sob o tripé: ferro, petróleo e estradas.
Esse será um encontro cujo mito vai gerar novas e ótimas histórias para a Biblioteca Infantil. O evento acontece das 14h às 16h, tem censura 12 anos e a entrada é franca. É aproveitar para aprender um pouco mais sobre o pai da Narizinho, Pedrinho, Emília, Rabicó...