Lippi destaca força da inovação tecnológica no desenvolvimento econômico

18/4/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O prefeito Vitor Lippi proferiu uma palestra na tarde desta terça-feira (17) no seminário "Competitividade através da Inovação e da Transferência da Tecnologia", promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha, em parceria com a regional Sorocaba da Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), no auditório da empresa ZF do Brasil.

Lippi apresentou algumas ações do Governo direcionadas à inovação e empreendedorismo, destacando o Parque Tecnológico de Sorocaba como um importante elemento para a atração de investimentos voltados às pesquisas de novas tecnologias, fator imprescindível para o crescimento econômico da cidade e do Brasil.

O prefeito falou a respeito das principais características da Zona Industrial de Sorocaba, considerado um polo nos setores metal-mecânico e eletroeletrônico. Classificando as pesquisa em inovação como fundamentais para as empresas que buscam manter sua posição no mercado ou crescimento, tendo em vista as rápidas mudanças provocadas pela tecnologia, Lippi citou as principais ações municipais para apoiar o setor.

Entre elas, a criação do Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi), a Agência Inova e, principalmente, a parceria com o Governo do Estado para a instalação do Parque Tecnológico. Para Lippi, o principal papel do Parque Tecnológico será a transformação do conhecimento das universidades, faculdades, escolas técnicas e centros de pesquisas em produtos pelas empresas, representando um marco para o crescimento de Sorocaba e da região e ajudará o Brasil a ter competitividade tecnológica.

"Ter inovação tecnológica é fundamental para a empresa competitiva, para a globalização. É uma forma de conseguirmos manter Sorocaba em condições de concorrer no mercado global", afirma Vitor Lippi.

Localizado no final da Av. Itavuvu, altura do Km 92 da Castello Branco, nas proximidades do Complexo Industrial da Toyota e da futura Zona Industrial Norte, as obras do Parque Tecnológico avançam com a implantação da primeira fase do seu Núcleo Central.

O prédio abrigará a incubadoras de empresas de base tecnológica e setores estruturais, por exemplo, para o registro de patentes, suporte jurídico e de negócios e atendimento do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O seminário "Competitividade através da Inovação e da Transferência da Tecnologia" contou com as palestras "A importância da inovação para o desenvolvimento das indústrias" e "Competitividade através da inovação", ambas proferidas pelo diretor operacional da Divisão de Sistemas de Transmissão da ZF na América do Sul, Thomas Schmidt; "A importância do Ciesp para a região", do presidente da Ciesp Sorocaba, Antônio Roberto Beldi; e da diretora de projetos para a América Latina da Fundação da Indústria Alemã para a Cooperação Internacional, Agnes Enzinger.

Compartilhe no Whatsapp