Sorocaba reconhecida- Lippi agradece a servidores por prêmios recebidos

13/4/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

"É difícil dizer da minha gratidão e alegria por esses momentos que temos vivido nos últimos dias. Momentos que marcam as nossas vidas e a história da nossa cidade. Quero agradecer a todos vocês por esse trabalho integrado e que promove importantes mudanças em Sorocaba". Foi assim que o prefeito Vitor Lippi dirigiu-se aos servidores públicos na tarde desta quinta-feira (12),  durante cerimônia realizada no Salão de Vidro do Paço, se referindo aos prêmios recebidos recentemente: "Prefeito Empreendedor""Município Verde Azul". O evento reuniu também o vice-prefeito José Aílton Ribeiro e os secretários Jussara de Lima Carvalho (Meio Ambiente) e Luís Alberto Firmino (Relações do Trabalho).

Sorocaba conquistou no último dia 29 de março, na capital, a premiação máxima entre as 91 cidades paulistas que concorreram à 7ª edição do Prêmio "Prefeito Empreendedor", concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aos municípios que incentivam a desburocratização e a formação de micro e pequenos negócios.

Projetos como o Empres@Fácil ; Pedagogia Empreendedora; Universidade do Trabalhador e Empreendedor (Unite); Banco do Povo e o  Parque Tecnológico, entre outros, levaram a cidade a receber nota 10 em todos os quesitos avaliados. Agora, Sorocaba representará o Estado de São Paulo na etapa nacional, evento programado para o dia 15 de maio, em Brasília (DF).

"O trabalho para a conquista desse prêmio foi um dos mais complexos de uma administração, pois significa inovar, criar mais oportunidades, mais negócios, mais riqueza. É uma cadeia de promoção de pessoas que estão trabalhando e produzindo em nosso cidade", destacou Lippi.

Mais recentemente,  no dia 2 de abril, Sorocaba também foi reconhecida no Estado de São Paulo. Desta vez, como exemplo ambiental, conquistando pela terceira vez consecutiva o selo do Programa "Município Verde Azul". Na classificação geral Sorocaba ficou na terceira posição, com 95,62 pontos. Em primeiro está o município de Santa Fé do Sul, com aproximadamente 28 mil habitantes, que obteve 96,98 pontos e, em segundo, Viradouro (18 mil habitantes), que recebeu 95,84 pontos.

"Estamos transformando a nossa cidade. Hoje Sorocaba está sendo reconhecida em todo o Brasil. Estamos nos destacando na questão das ciclovias, da despoluição do Rio Sorocaba, na Educação Ambiental,  e tudo isso é fruto do trabalho de vocês", ressaltou o prefeito.

Também, como em 2010, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente deu o "Prêmio Franco Montoro" para os 19 municípios melhor colocados em suas Bacias Hidrográficas. Sorocaba recebeu, novamente, o prêmio por ser a cidade melhor classificada no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).

O certificado "Município Verde Azul" garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Pela certificação e pela ótima classificação de Sorocaba no programa, a Prefeitura ganhou recurso no valor de R$ 350 mil para a aquisição de um grande triturador de resíduos de construção civil. O equipamento será utilizado no Aterro de Inertes melhorando a gestão de resíduos sólidos na cidade.

Os municípios avaliados receberam uma nota ambiental que avalia o seu desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Mata Ciliar; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Cidade Sustentável; Uso da Água; Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Também participaram do evento os secretários Cláudio Bacci (Esportes); Valter Calis (Comunicação); Silvana Chinelatto (Gestão de Pessoas); Mazé Lima (Cidadania); Edmilson Chelles (Cultura e Lazer); Mário Pustiglione (Administração); Edith Di Giorgi (Juventude), Valmir Almenara (Gestão e Planejamento) e Ademir Watanabe (Saúde).

Compartilhe no Whatsapp