Obras de saneamento na região da represa de Itupararanga serão finalizadas até 2014

12/4/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Até 2014 serão concluídas as obras de saneamento nos municípios de Ibiúna, Vargem Grande Paulista e Caucaia do Alto - distrito de Cotia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pela presidente da Sabesp, Dilma Pena, e representante da Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH), ao prefeito de Sorocabae presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), Vitor Lippi. O encontro aconteceu na sede da SSRH, em São Paulo, e teve como objetivo apresentar a preocupação do CBH-SMT com a qualidade da água da represa de Itupararanga.

As obras, no valor de R$ 50 milhões, vão ampliar para 100% o tratamento de esgoto desses municípios. "Queríamos mais informações sobre as obras de saneamento dessas cidades da região da represa de Itupararanga, nosso principal manancial de água", explica Lippi.

O CBH-SMT tem feito gestões junto ao Governo do Estado, por meio da SSRH e da Sabesp, para que sejam priorizados a coleta e o tratamento de 100% dos esgotos dessas cidades. "Essa é uma das nossas prioridades. O comitê está trabalhando há seis anos nessas questões e várias ações já estão em andamento. Isso foi muito oportuno para podermos acompanhar o cronogramas das obras e esses elevados investimentos do Estado para a recuperação do nosso manancial", destaca Lippi.

Durante a reunião, Dilma Pena se comprometeu em enviar ao prefeito, em breve, uma panilha detalhada com custos e prazos das obras que estão gerenciadas pela Sabesp na região do Comitê de Bacias.

Outra razão para a queda na qualidade da água da represa é o uso indiscriminado de defensivos agrícolas, uma vez que os municípios do entorno são os responsáveis por grande parte da produção de hortaliças da região. "Essa foi uma outra questão levantada na reunião, já que os produtores rurais têm uma expressiva atividade de produção agrícola naquela região, o que aumenta o potencial de poluição da represa de Itupararanga", explica o prefeito de Sorocaba.

Para isso, lembra Lippi, o CBH-SMT trabalhará de forma integrada com a Sabesp e as secretarias estaduais de Saneamento e Recursos Hídricos e de Agricultura e Abastecimento para encontrar, junto aos sindicatos e pequenos produtores rurais da região, alternativas para fazer um manejo sustentável e responsável dos defensivos agrícolas.

Também participaram do encontro a secretária do Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, e integrantes da diretoria do CBH-SMT.

Compartilhe no Whatsapp