da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
As obras de ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais da cidade, que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) vem desenvolvendo nos últimos dois anos tiveram mais uma etapa concluída, desta vez beneficiando os moradores do Jardim Baronesa. O programa executado pela autarquia não para e no momento estão sendo desenvolvidas obras no Jardim Gutierres.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, arquiteto Geraldo Caiuby, desde o início do programa a autarquia já implantou 4.335 metros lineares de novas redes de galerias de águas pluviais e 179 novas bocas-de-lobo. "São regiões da cidade em que o nosso Departamento de Drenagem detectou pontos de alagamentos que ocorriam em períodos de chuvas intensas, e que estão sendo corrigidos a partir dessas obras", explica Caiuby.
No Jardim Baronesa, cujos trabalhos foram finalizados na semana passada, o Saae implantou 740 metros de novas galerias, com tubos de 400 a 800 milímetros de diâmetro, além de 26 novas bocas-de-lobo. Essas intervenções integram as ações de pavimentação de vias naquele bairro, desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).
No Jardim Gutierres, as obras que vêm sendo executadas incluem as ruas Joaquim Scherepel, Agostinho Decária, Emília Volpi Decária, Robina Decária, Vicente Decária, Ambrosina Marchetti, Vicente Celestino, Benedito Antônio Pereira, Joana Decária Totta, Pedro José Senger, Aristeu Prestes de Barros e Pascoal Bernal Vecina. Nessa região, são 1.919 metros de novas galerias, com tubulações de 500, 800 e 1.500 milímetros de diâmetro, além de 22 bocas-de-lobo.
Obras já concluídas
Nas primeiras etapas do programa, desenvolvidas em 2010 e 2011, o Saae ampliou o sistema de galerias de águas pluviais de nove regiões da cidade.
No Jardim das Estrelas, novas galerias foram implantadas nas ruas Doroty de Oliveira, Florêncio Antônio Pires e Eduardo Sandano, num total de 175 metros lineares de redes, e mais 6 novas bocas-de-lobo; a Vila Hortência recebeu 448 metros de tubulações e 17 novas bocas-de-lobo na rua Quinzinho de Barros; no Jardim Ferreira foram implantados 240 metros de novas galerias e mais 6 bocas de lobo na rua Xavier de Toledo; no Jardim Tatiana o Saae implantou 638 metros de novas galerias e outras 8 novas bocas-de-lobo; na Vila Santana foram 150 metros de galerias e 5 novas bocas-de-lobo (todas na rua Aparecida); e na Vila Assis 1.441 metros lineares de redes de galerias de águas pluviais e 90 novas bocas-de-lobo, incluindo as ruas Carlos André Isse, Dr. Campos Salles, Álvaro Guião, Vidal Negreiros, Assis Machado, Thomé de Souza, Madri, Manoel Lopes, Tereza Lopes, Sevilha, Catalunha, Cervantes, Felipe Camarão, Purcino de Campos, Capitão Padilha de Camargo e Raposo Tavares;
No ano passado, as obras foram desenvolvidas no Centro e no bairro Santa Terezinha, com implantação e adequação de redes de galerias de águas pluviais das ruas Arthur Gomes, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, num total de 613 metros de novas tubulações, com diâmetros de 400, 600, 1.200 e 1.500 milímetros, além de 21 novas bocas-de-lobo; na Vila Nova Sorocaba foram implantados 80 metros de tubos com 800 milímetros de diâmetro e 40 metros com tubulações de 600 milímetros, e mais 6 bocas-de-lobo; e no Jardim Maria do Carmo mais 550 metros de galerias e 20 novas bocas-de-lobo nas ruas na avenida Artur Bernardes e rua Elias Ayres do Amaral.