Conselho Municipal da Saúde ganha uma nova sede

9/4/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, inaugurou, na noite desta quarta-feira (4), a nova sede do Conselho Municipal de Saúde de Sorocaba (CMS), localizada à Rua Campos Salles, 850, Pinheiros. Também estiveram presentes à cerimônia os secretários municipais do Meio Ambiente, Jussara Lima de Carvalho, e de Parcerias, Fernando de Oliveira, os conselheiros e demais convidados.

"O Conselho Municipal de Saúde merece este espaço próprio. Nós batalhamos muito por esta sede. O CMS é um conselho que realmente se preocupa com as políticas de saúde pública. As pautas das reuniões ordinárias e extraordinárias são discutidas de forma democrática e responsável, para que a qualidade dos serviços oferecidos pela rede pública de saúde sejam ainda melhores", disse Watanabe, secretário da Saúde e presidente do CMS.

Ainda segundo o secretário municipal da Saúde os conselheiros da saúde realmente se preocupam com as políticas de saúde pública. "As pautas das reuniões ordinárias e extraordinárias são discutidas de forma democrática e responsável, para que a qualidade dos serviços oferecidos pela rede pública de saúde sejam ainda melhores", comenta.

A sede do CMS recebeu o nome do médico Milton Paes de Andrade Rosa, que trabalhou por muitos anos na rede municipal de saúde e foi inclusive coordenador da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Haro.

Sobre o CMS

O CMS é um órgão de composição paritária, com integrantes do Poder Público, dos usuários, funcionários e gestores da saúde. As reuniões ordinárias são mensais e ocorrem sempre na terceira quarta-feira do mês. Os encontros são abertos a todos os interessados em acompanhar o trabalho do CMS.

O CMS acompanha todas as prestações de contas da área da saúde, os serviços prestados e o Plano Municipal da Saúde, em suas respectivas áreas. O CMS também organiza, em conjunto com a Prefeitura de Sorocaba, as Conferências Municipais da Saúde, realizada de quatro em quatro anos.

É composto por 24 membros, representantes de dois segmentos: os de prestadores de serviço (12) e o de usuários (12). Cada integrante tem um suplente devidamente eleito. Conforme previsto na lei que institui o CMS, o final do mandato dos conselheiros coincide com o mandato do prefeito. Assim, a próxima eleição deve ocorrer no início do ano que vem.

Compartilhe no Whatsapp