da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Uma cerimônia no último sábado (31 de março) marcou o lançamento oficial do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade. O espaço garantirá a preservação de mais de 600 mil m² de área verde com vegetação predominantemente da Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais. O prefeito Vitor Lippi destacou as proximidades do Parque da Biodiversidade com o Parque Tecnológico e o Complexo Industrial da Toyota, "permitindo a criação da Zona Industrial Norte dentro de um novo conceito, unindo o desenvolvimento e preservação".
Situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade também propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, permitindo a conservação e a reprodução de espécies. Sua função principal será a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.
A cuíca-de-três-listras foi eleita o animal símbolo do Parque de Biodiversidade graças a um trabalho de estudo de manejo ambiental realizado pela USP, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Em fevereiro, pela primeira vez, pesquisadores encontraram um exemplar da espécie na região de Sorocaba. O Parque da Biodiversidade conta com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, originários da Toyota como compensação ambiental da implantação do complexo industrial de Sorocaba.