Sorocaba conquista pela terceira vez consecutiva o selo “Município Verde Azul”

3/4/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Sorocaba mais uma vez é considerada exemplo ambiental e conquista pela terceira vez consecutiva o selo do Programa "Município Verde Azul". O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (2) pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado do Meio Ambiente (SMA), Bruno Covas, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Na classificação geral, Sorocaba ficou na terceira posição, com 95,62 pontos. Em primeiro está o município de Santa Fé do Sul, com aproximadamente 28 mil habitantes, que obteve 96,98 pontos e, em segundo, Viradouro (18 mil habitantes), que recebeu 95,84 pontos.

O prefeito Vitor Lippi comemorou a certificação como resultado de um trabalho integrado realizado pela Prefeitura de Sorocaba nos últimos anos, visando, principalmente, à melhoria da qualidade de vida e à conscientização ambiental da população.

"Receber novamente este prêmio mostra que estamos no caminho certo, sendo reconhecidos por nossas ações. Este é um estímulo muito grande para os municípios colocarem em prática políticas públicas tão importantes para o nosso futuro. Precisamos crescer com qualidade e o trabalho integrado entre as secretarias municipais são fundamentais para os ótimos resultados. Agradeço toda a minha equipe", ressaltou Lippi durante a cerimônia, lembrando que dentre os municípios paulistas com mais de 30 mil habitantes, Sorocaba segue em primeiro lugar.

Neste ano, das 485 prefeituras avaliadas, 158 conquistaram o selo ambiental. Também como em 2010, a SMA deu o "Prêmio Franco Montoro" para os 19 municípios melhores colocados em suas Bacias Hidrográficas e aos interlocutores municipais mais ativos no Programa e as Parcerias Verdes, empresas ou pessoas físicas, que contribuem com os municípios na tarefa de proteger o meio ambiente. Sorocaba recebeu novamente este prêmio por ser a cidade melhor classificada no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, com 95,62 pontos.

O certificado "Município Verde Azul" garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Os municípios avaliados receberam uma nota ambiental que avalia o seu desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Mara Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

O governador Geraldo Alckmin também elogiou os municípios premiados. "Todos esses municípios merecem os parabéns, pois mostraram interesse para uma das questões mais importantes do mundo contemporâneo, que é a sustentabilidade. Tenho certeza que os nossos munícipes estão orgulhosos com estes certificados", comentou. Já o secretário estadual Bruno Covas salientou que em quatro anos do Programa, observou-se uma organização estrutural no Estado, com a criação de secretarias, diretorias e implantação de conselhos municipais e, em 2011, do fortalecimento do planejamento ambiental e do incentivo a participação da sociedade civil na agenda ambiental.

Ações de Sorocaba

Dentre os trabalhos da Prefeitura de Sorocaba, destaca-se uma série de ações integradas no projeto de recuperação e revitalização do Rio Sorocaba e de córregos urbanos. São trabalhos que envolvem, além do fundamental tratamento de esgotos domésticos, a construção de bacias de contenção, recuperação das margens e de áreas degradadas, construção de conjuntos habitacionais para famílias que vivem em áreas de risco, ciclovias e parques integrados.

Sorocaba ainda realiza plantios de árvores em áreas ciliares com a participação da comunidade, de estudantes da rede municipal de ensino e de integrantes da 1ª Cooperativa de Egressos do Sistema Prisional e seus Familiares. Outra iniciativa da Prefeitura são os diversos projetos na área de educação ambiental realizados nos parques municipais para pessoas de todas as idades.

Conta ainda com um Plano de Saneamento, em fase final de aprovação, e ações em recuperação de matas ciliares, revitalização em 53 km de rios e córregos urbanos, combate ao desperdício de água e redução de perdas, recuperação de nascentes rural e urbana; além de contar com 2.815 nascentes mapeadas.

Em 2010, na classificação geral, Sorocaba ficou na 7ª posição, com 92,47 pontos, e em primeiro lugar entre as cidades com mais de 30 mil habitantes. Sorocaba teve nota máxima em Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho do Meio Ambiente. Sorocaba ainda recebeu os prêmios "Franco Montoro", pela maior nota entre os municípios do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê, e "Parceria Verde Azul", pelo trabalho do viveiro de mudas da Penitenciária "Dr. Danilo Pinheiro" (P1), no Mineirão.

Também estavam presentes ao evento desta segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes os secretários de Sorocaba Jussara de Lima Carvalho (Meio Ambiente), Maria Teresinha Del Cistia (Educação) e Valmir Almenara (Planejamento e Gestão) e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Geraldo Caiuby.

Compartilhe no Whatsapp