da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A partir das 17h desta segunda-feira (2), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado do Meio Ambiente (SMA), Bruno Covas, anunciarão o ranking ambiental dos municípios paulistas do Programa "Município Verde Azul" em 2011. O programa teve neste ano a participação de 485 prefeituras para a avaliação. Sorocaba concorre mais uma vez ao certificado.
De acordo com a SMA, cerca de 150 municípios serão consagrados com o certificado do programa. Isso significa que mais de 20% das cidades paulistas alcançaram médias acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100 – e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental.
Para Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente de Sorocaba, o "Município Verde Azul" está estabelecendo diretrizes importantes para as políticas ambientais de todas as cidades do Estado. "Estamos fazendo um trabalho integrado nas questões ambientais, cumprindo prazos e metas nas dez diretivas do programa. Só não dá para dizer a posição que pegaremos, já que em 2010 tivemos uma posição excelente e, com isso, a responsabilidade fica cada vez maior", declara Jussara.
Em 2010, na classificação geral, Sorocaba ficou na 7ª posição, com 92,47 pontos, e em primeiro lugar entre as cidades com mais de 30 mil habitantes. Sorocaba teve nota máxima em Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho do Meio Ambiente.
O município ainda recebeu os prêmios "Franco Montoro", pela maior nota entre os municípios do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), e "Parceria Verde Azul", pelo trabalho do viveiro de mudas da Penitenciária "Dr. Danilo Pinheiro" (P1), no Mineirão.
O certificado "Município Verde Azul" garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Os municípios receberão uma nota ambiental que avalia o seu desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Mara Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Também haverá premiações como em 2010: o "Prêmio Franco Montoro" para os 22 municípios melhores colocados em suas Bacias Hidrográficas e aos interlocutores municipais mais ativos no Programa e as Parcerias Verdes, empresas ou pessoas físicas, que contribuem com os municípios na tarefa de proteger o meio ambiente.