"Bairro Seguro" - Prefeitura intensifica ações sociais no "Ana Paula Eleutério"

29/3/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O prefeito Vitor Lippi anunciou nesta quarta-feira (28) a intensificação das ações sociais e de cidadania desenvolvidas no bairro Ana Paula Eleutério. Ele elogiou a Operação Bairro Seguro que a Polícia Militar vem desenvolvendo no local desde a última terça-feira (27), ressaltando as ações integradas entre a Prefeitura de Sorocaba e as forças de segurança pública. Representantes do Governo Municipal, inclusive, já se reuniram com oficiais da PM a fim de definir as estratégias para intensificar estas ações.

Moram na região do Ana Paula Eleutério aproximadamente 2.300 famílias, praticamente 8 mil pessoas, incluindo os habitantes do Jardim Renascer. A Polícia Militar desenvolverá a Operação Bairro Seguro durante uma semana, mantendo a ocupação com o objetivo de resgatar a paz social aos moradores.

Vitor Lippi destaca a importância de uma articulação entre as forças de segurança e as ações sociais. "As experiências no mundo sempre mostram que é possível recuperar áreas e regiões e comunidades, mas nunca com ações isoladas. Você precisa ter uma estratégia, um plano integrado. É preciso você aliar a repressão às ações de cidadania; o fortalecimento das oportunidades da comunidade. Em Sorocaba, embora o problema seja muito menor, nós estamos atuando mais fortemente nas regiões onde os indicadores de violência estão mais elevados", ressalta.

O prefeito parabenizou a iniciativa da Polícia Militar "que vem ao encontro da necessidade de nós atuarmos fortemente nas regiões com maior risco à comunidade". Ressaltando Sorocaba entre as cidades com menor índice de criminalidade do Estado de São Paulo, Lippi explicou a necessidade de intensificar investimentos no bairros com mais ocorrências.

"Estamos fazendo um trabalho integrado entre a Guarda Civil, as Polícias Militar e Civil e todo setor social da Prefeitura. Este atua fortemente na prisão de traficantes e a apreensão de entorpecentes, livrando aquela comunidade dos maus elementos, ao mesmo tempo, intensificando as ações de cidadania aos jovens e crianças, levando uma força pacificadora", enfatiza.

Ações sociais

Após o início da Operação Bairro Seguro, representantes da Prefeitura se reuniram com a Polícia Militar para tratar da intensificação das ações no bairro que serão implantadas, gradativamente, pelas secretarias da Cidadania, Cultura e Lazer, Educação, Esporte, Juventude, Saúde e Segurança Comunitária. As atividades começam nesta quinta-feira (29), das 9h às 15h, com atendimentos de saúde àquela comunidade, promovendo testes de glicemia, aferição de pressão arterial, atendimento de especialista na saúde do homem e na da mulher, avaliação e orientação sobre higiene bucal.

A região do Ana Paula Eleutério recebeu uma série de investimentos em infraestrutura e nos setores sociais e de cidadania por parte da administração. O bairro conta com duas escolas de Ensino Fundamental, uma estadual e uma municipal (esta participante do Programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber e um Sabe Tudo); um Centro de Educação Infantil voltado a crianças de 0 a 3 anos; um Centro de Referência em Assistência Social (Cras); atendimento social pelo Programa "Amigo da Família"; e a maior Unidade Básica de Saúde da cidade, que presta atendimentos dentro dos conceitos de Acolhimento e pelo programa Saúde da Família.

Nos últimos anos, a Prefeitura ainda construiu e reformou as 1.082 casas do bairro em parceria com a Caixa Econômica Federal; e implantou as 484 casas do Jardim Renascer em parceria com a CEF e a CDHU, beneficiando famílias originárias de áreas com risco de inundações e deslizamentos. Os dois bairros dispõe de infraestrutura completa, com asfalto, redes de iluminação pública, energia elétrica, água e esgoto, áreas de lazer e ciclovia.

 

Compartilhe no Whatsapp