'Cidade Interativa 3D' pode ser conferida pela população a partir desta quinta-feira

29/3/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

"Esse é mais um passo importante para a cidade educadora. Estou entusiasmado com esse projeto inovador, que utiliza recursos tecnológicos de última geração para contar a história de Sorocaba", declarou o prefeito Vitor Lippi, na tarde desta quarta-feira (28), durante a cerimônia de entrega do Projeto "Cidade Interativa 3D" no Teatro Municipal "Teotônio Vilela". A partir desta quinta-feira (29) as pessoas já poderão acessar todo o conteúdo no portal da Prefeitura de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.br.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba a partir de um projeto da professora Roseli Arruda, da Secretaria da Educação (Sedu), e desenvolvido pela empresa W13 Brasil, o "Cidade Interativa 3D" envolve Educação, História e Cultura de Sorocaba, tornando-se uma ferramenta a mais para estimular o cidadão a aprender na cidade, com a cidade. O projeto mostra - via internet - monumentos, espaços públicos e prédios históricos do município de uma forma interativa, utilizando recursos de alta tecnologia em 360 graus, em 2D e em 3D.

A proposta é alinhada com os princípios da Educação para o Século XXI, do aprender na cidade com a cidade, o aprendizado para além dos muros da escola e ao longo da vida. "O visitante virtual poderá escolher o local desejado e ver tudo a sua volta em 360 graus e escolher o que lhe é mais relevante, dentro daquele ambiente", explica Roseli Arruda. "O projeto apresenta a arte, a cultura, a história, a ciência, a tecnologia e a educação de uma perspectiva inédita, numa grande rede de conhecimento sobre Sorocaba", destaca. Os internautas também terão acesso a vídeos, informações, jogos educativos e animações.

Inicialmente, o "Cidade Interativa 3D" contemplará 32 pontos a partir dos seguintes locais: Largo São Bento, Catedral Metropolitana de Sorocaba, Usina Cultural "Ettore Marangoni", Praça Cel. Fernando Prestes, Paço Municipal, Parque das Águas, Rio Sorocaba, Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Oficina Cultural Grande Otelo, Mosteiro de São Bento, Fundec e a Estrada de Ferro Sorocabana.

O internauta poderá aproximar as imagens várias vezes e vê-las com detalhes, deslizando o mouse e obtendo as informações; até as curiosidades sobre uma pintura ou uma escultura, por exemplo. A visualização do conteúdo 3D estereoscópico é feita com o uso dos óculos anáglifos (lentes azul e vermelha), que fornecem a sensação de profundidade. O aparato custa em torno de R$ 2 e pode ser achado em bancas de jornais, mas quem não dispuser desse tipo de óculos poderá ver as imagens em 2D.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito e secretário de Governo e Relações Institucionais, José Aílton Ribeiro, o presidente da Câmara, vereador José Francisco Martinez, e a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cístia. 

Compartilhe no Whatsapp