Primeira dama veste a camisa da Conscientização do Autismo

29/3/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Ao lado de outras onze personalidades sorocabanas, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Denise Lippi, tornou-se garota propaganda da campanha "Eu conheço e Apoio o Autismo". Desenvolvido pela Associação dos Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS), o trabalho marca as comemorações pelo Dia da Mundial da Conscientização do Autismo e pelo Dia Municipal de Inclusão do Autismo, celebrados em 2 de abril.

Pelo quarto ano consecutivo, a AMAS abre as atividades comemorativas com a Caminhada da Conscientização do Autismo neste domingo (01), no Parque "Carlos Alberto de Souza", no Campolim, a partir das 8h30. As atividades seguem até a quinta-feira (5) com a realização do 1º Simpósio de "Estudos sobre a inclusão da Pessoa com deficiência: aprendendo com a diversidade", em parceria com a Uniesp – Faculdade Sorocaba. Apresentações de dança, música e teatro feito por alunos de instituições que atendem crianças portadoras de deficiência, também, fazem parte do calendário de comemoração.

Segundo a diretora da AMAS, Jeane Pereira de Lima Collaço, o evento pretende mostrar todas as possibilidades que descortinam para os autistas, atestando o quanto podem ser produtivos.

De sua parte, Denise se diz honrada com o convite para representar uma ação tão importante, que busca quebrar paradigmas e preconceitos, muitas vezes, gerados pelo desconhecimento. "A melhor forma de esclarecer dúvidas e promover uma nova postura é por meio da informação. Por isso, um evento dessa natureza torna-se tão importante no contexto social", comentou a primeira dama.

Junto com Denise Lippi assumiram a causa do autismo os cantores Hugo Rafael e Carlos Madia; a médica Cláudia Antila, os apresentadores Débora Menezes, Marcos Paiva, Natália Graciano e Alex Ruivo; o Major Antonio Valdir, do Corpo de Bombeiros; Dom Eduardo Benes de Sales – arcebispo metropolitano de Sorocaba, o reverendo Ivanilson Bezerra da Silva e a jornalista Ângela Fiorenzo.

Azul da cor do céu

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de mostrar que as diferenças não podem ser excludentes. A data serve para a disseminação de informações acerca da síndrome, seu diagnóstico e a importância de intervenções precoces.

A cor azul foi escolhida para simbolizar a data em todo mundo e monumentos, como o Empyre State Building e a Torre Eiffel, que já se coloriram em celeste para marcar este dia. Em Sorocaba, a partir deste domingo, os prédios da Estação Ferroviária e da Câmara Municipal também vão refletir o tom em suas fachadas, registrando a participação de Sorocaba nas comemorações.

Compartilhe no Whatsapp