Encontro Regional de Políticas sobre Drogas reúne representantes de 26 municípios

26/3/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Sorocaba sediou, na manhã desta sexta-feira (23), o Encontro Regional de Políticas sobre Drogas, reuniundo representantes de 26 municípios para debater e fomentar políticas e programas de combate às drogas. O evento, organizado pela Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Políticas sobre Drogas (COED), com o apoio da Prefeitura de Sorocaba e da deputada estadual Maria Lúcia Amary, aconteceu no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral, no Alto da Boa Vista.

O encontro foi aberto pelo prefeito Vitor Lippi, que destacou a importância de se compartilhar ideias e experiências sobre ações e programas de prevenção e combate às drogas. Também estiveram presentes à solenidade de abertura do evento a deputada estadual Maria Lúcia Amary, o vice-prefeito e secretário de Governo e Relações Institucionais, José Ailton Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador José Francisco Martinez; o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior do Estado de São Paulo (Deinter - 7), Weldon Carlos da Costa, e demais autoridades de Sorocaba e região.

A presidente do Conselho Municipal Sobre Drogas de Sorocaba (Comad) e coordenadora da área de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES), Maria Clara Schnaidman Suarez, apresentou as atividades realizadas pelo conselho na cidade.

O coordenador estadual de Políticas sobre Drogas, Luís Alberto Chaves de Oliveira, abriu os trabalhos. Durante sua explanação, ele explicou que a COED pretende atuar como articuladora de projetos desenvolvidos em diversos âmbitos do governo, estabelecendo uma rede entre secretarias estaduais, conselhos e órgãos de pesquisa.

"Entre Nós" e Cread

A secretária da Juventude de Sorocaba, Edith Maria di Giorgi, falou aos participantes sobre a experiência da cidade, que implantou a Política Municipal Sobre Drogas - Programa 'Entre Nós', em junho do ano passado. A política foi baseada na proposta do tratamento comunitário, buscando conhecer as redes e serviços existentes no município e criar uma interação entre elas.

Entre os programas e ações que integram o "Entre Nós" estão o Consultório de Rua (CR), os grupos de Terapia Comunitária e o trabalho conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD), ambulatórios, Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), entre outros.

Edith também citou o Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas (Cread), que funcionará no Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Santa Rosália. O Cread terá quatro cursos voltados ao aperfeiçoamento e atualização sobre usuários de drogas, tipos de drogas, medicamentos, efeitos, dano à saúde, dentre outros. "No nosso Estado apenas duas regiões foram contempladas pelo Secretaria Nacional de Assuntos sobre Drogas e contarão com o Cread: Sorocaba e Botucatu. As aulas devem acontecer no segundo semestre", explicou.

Compartilhe no Whatsapp