da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A partir desta quinta-feira (22), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) recebe as inscrições de interessados em participar gratuitamente do Passeio "Árvores Cidadãs Sorocabanas", que acontecerá no dia 30 de março, das 13h às 17h. A inscrição pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3219.2280 ou diretamente na Sema, que fica na Rua Campos Salles, 850, em Pinheiros. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, o passeio tem como objetivo apresentar a história e as características de árvores de diferentes espécies, frondosas, espalhadas pela cidade e que, muitas vezes, passam despercebidas pela população.
Os participantes serão acompanhados por um técnico da Sema, que orientará sobre cada uma das oito árvores a serem visitadas, todas elas já com idades avançadas, como uma Copaíba de aproximadamente 180 anos, que está na Vila Barão, e um Cedro Rosa de 79 anos, que está no Parque "Carlos Alberto de Souza", no Campolim.
As árvores incluídas no passeio fazem parte das 18 árvores que Sorocaba possui atualmente e que têm imunidade ao corte, segundo as Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010. Esse trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba.
A saída e o retorno serão no Parque da Biquinha, localizado na Av. Comendador Pereira Inácio, 112, no Jardim Emília. Seguem abaixo as árvores que estão incluídas neste tour:
Cedro (Cedrela fissilis)
Local: Parque Carlos Alberto de Souza, Campolim.
Idade estimada:79 anos
Paineira (Chorisia speciosa)
Local: Praça Oxford, Jardim Europa.
Idade estimada: 65 anos.
Copaíba (Copaifera langsdorffii)
Local: Praça Márcia Mendes, Jardim Vera Cruz.
São três indivíduos com idades estimadas em 61, 73 e 87 anos.
Copaíba (Copaifera langsdorffii)
Local: Rua Isaltino Guanabara Rodrigues, Vila Barão.
Idades estimada: 180 anos.
Jequitibá-branco (Cariniana legallis)
Local: Sistema de Lazer do Jardim dos Bandeirantes.
São dois indivíduos com idades estimadas em 79 e 66 anos.