Prefeitura dá início ao ciclo do Prêmio Sorocaba da Gestão Pública 2012

22/3/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Com o Teatro Municipal "Teotônio Vilela" lotado, a Prefeitura de Sorocaba lançou na manhã desta quarta-feira (21) a edição 2012 do Ciclo do Prêmio da Gestão Pública, com o Seminário "Boas Práticas de Gestão". O prefeito Vitor Lippi fez a palestra de abertura, focando os avanços da cidade na valorização profissional dos servidores e na área da gestão pública.

Entre as melhorias citadas por Lippi está o próprio Prêmio Sorocaba de Gestão Pública. "Com a instituição deste prêmio, conseguimos fazer com que as melhorias alcançadas pelos funcionários passassem a ser reconhecidas por todos. Com isso, pudemos medir a eficiência dos nossos processos internos e o quanto evoluímos ao longo dos anos", disse.

Durante sua palestra, o prefeito falou ainda do reconhecimento que Sorocaba tem recebido das mais variadas fontes, nacionais e internacionais, como exemplo de gestão. "Nós viramos uma cidade conceito para os municíoios brasileiros, seja em meio ambiente, ciclovias, qualidade de vida e gestão pública. E isso nós devemos aos servidores. Vamos trabalhar juntos, para fazer uma cidade cada vez melhor", destacou.

O Prêmio da Gestão Pública foi instituído em 2007 e tem como objetivo ser um indicador da eficiência e qualidade dos projetos e programas implementados pela Prefeitura. Desde então, funcionários das secretarias, autarquias e outras estruturas da administração direta e indireta têm inscrito seus trabalhos. O Prêmio ajuda a analisar os métodos de gestão e de processos adotados, visando desburocratizar o serviço público.

Esta é a 5ª edição do Prêmio Sorocaba de Gestão Pública. Os funcionários da Prefeitura, Urbes, Saae e Funserv podem inscrever projetos para a modernização da gestão, que serão analisados por um júri de voluntários. O regulamento do concurso adota os mesmos critérios do Prêmio Nacional de Gestão Pública, organizado pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Já o 1º Seminário "Boas Práticas de Gestão" apresentou os projetos de servidores municipais premiados no ano passado e, ainda, as novidades do prêmio para este ano. Anualmente, são contemplados seis projetos nas modalidades "Relatório de Gestão" e "Melhorias de Processos", divididas nas categorias Ouro, Prata e Bronze e Menção Honrosa. Os setores municipais dos projetos vencedores são premiados com troféus e equipamentos de informática.

Mais incentivo

Para este ano, o Prêmio passou por algumas mudanças para incentivar a participação dos servidores: os 225 itens do regulamento foram reduzidos para 190. Outra novidade é na categoria "Relatório de Gestão", com a criação de uma categoria de premiação de 250 pontos, estando mantida a entrega dos troféus para a pontuação 500 pontos.

De acordo com o coordenador do Prêmio de Gestão, Cláudio Rariz Siqueira, a mudança visa incentivar unidades municipais com menor estrutura. "São os casos das unidades de saúde e escolas, que mesmo com equipes menores, terão a oportunidade de melhorar novas práticas de gestão", explica.

Examinador voluntário

Continuam abertas as inscrições para os interessados em atuar como examinador voluntário do Prêmio Sorocaba de Gestão Pública. Clicando aqui, o sorocabano encontrará informações sobre o prêmio, o papel do examinador e como participar. Os examinadores receberão treinamento nos meses de abril e maio.

Compartilhe no Whatsapp