da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Vestidos à caráter, montados no lombo de mulas e cavalos, cinquenta tropeiros participarão, neste domingo (25), da 2ª edição do Megaplantio para ajudar Sorocaba a ganhar 100 mil novas árvores de uma só vez. O evento ambiental acontecerá no futuro canteiro central da Avenida Itavuvu, próximo à área da instalação da fábrica da Toyota, do Parque Tecnológico e do Parque da Biodiversidade – atual eixo de desenvolvimento da cidade.
"Como a área do Megaplantio faz parte da rota do Tropeirismo, nada mais justo do que a gente participar dessa atividade e homenagear os tropeiros que passaram por aqui", explica o comerciante e integrante da Associação Cultural do Tropeiro (ACT), Sérgio Monteiro, 47 anos, morador do Ibiti do Paço. "Lá (Itavuvu) é o marco zero de Sorocaba, onde começou a história da nossa cidade. É um ponto que está renascendo com esses novos empreendimentos e investimentos da Prefeitura. Será muito legal ir de cavalo até o evento e prestar essa homenagem", declara. Monteiro se referiu ao Pelourinho de Itavuvu, importante marco histórico da cidade e que está próximo à área que ganhará o Megaplantio no domingo.
A cultura tropeira foi fundamental no desenvolvimento de Sorocaba e na integração nacional por sua importância na economia, no transporte de mercadorias em lombos de mulas, além de influências na cultura e culinária. Antes das estradas de ferro e dos caminhões, os tropeiros faziam a distribuição de mercadorias e produtos pelo interior do Brasil utilizando mulas trazidas do Sul e comercializadas nas famosas Feiras de Muares, em Sorocaba, que atraíam compradores de todo o país nos séculos XVIII e XIX.
Os Tropeiros partirão de dois pontos - Aparecidinha (local onde o grupo se reúne tradicionalmente no primeiro domingo de cada mês) e Vila Carol - e contarão com a participação de homens, mulheres, jovens e crianças, a maioria da ACT. Para eles, além de ser um ato de cidadania, participar do Megaplantio será mais uma demonstração do respeito que o grupo tem pelo meio ambiente.
"Uma das coisas mais gostosas de ser um 'Tropeiro' é poder ter sempre um contato mais direto com natureza; e participar dessa atividade será um grande prazer", completa Sérgio, que também participou da primeira edição do Megaplantio. No evento deste domingo, ele conta que levará a esposa Denise e a filha Daniela para também plantarem mudas de árvores e, assim, contribuirem com a qualidade de vida dos sorocabanos.
Megaplantio e Avenida Parque
O Megaplantio faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final deste ano. O canteiro central que ganhará as mudas possui aproximadamente seis quilômetros de extensão e contará aqinda com ciclovia, calçada e grama. A Itavuvu será a primeira Avenida Parque de Sorocaba.
Nesta semana, as secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) prosseguem com o trabalho de transporte e distribuição das 100 mil mudas de mais de 80 espécies nativas e frutíferas até o local da ação ambiental. No dia do evento, cedro rosa, ingá, angico, jequitibá, amora, pitanga, araçá marela vermelha, jaca, goiaba, entre outras espécies estarão suas mudas espalhadas no local, prontas para a população plantá-las. As pessoas terão, apenas, o trabalho de retirar o plástico que envolve a muda, colocá-la no berço (linhas de sulcos) e jogar a terra já adubada por cima.
Todas as mudas foram produzidas nos viveiros do Parque Natural "Chico Mendes", no Projeto SOS Eco (Clube do Nais), e nas penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro" (Mineirão) e "Dr. Antônio Souza Netto" (Aparecidinha), por meio do Projeto "Recomeçar – Plantando a Liberdade", que tem como objetivo aliar melhorias às condições ambientais da cidade, por meio da arborização urbana, com a oportunidade de inclusão social.
A expectativa da Prefeitura de Sorocaba é que mais de 15 mil pessoas participem do Megaplantio ao lado de amigos, familiares ou mesmo individualmente. Informações pelo telefone 3219.2280.