Sorocaba abre temporada nacional do 'Rally Universitário Fiat'

19/3/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O que carros e solidariedade têm em comum? Além do fato de que direção exige educação e respeito, o que deve convergir em generosidade no trânsito, agora, também, se traduz na ajuda à instituições filantrópicas sorocabanas. Isso, porque para participar do "Rally Universitário Fiat" cada integrante deverá entregar quatro latas de leite em pó que serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS). A responsabilidade social, aliás, é uma marca da competição. Em cada município onde passa, o Rally vincula a inscrição dos competidores à doação de alimentos. "Este é o tipo de evento cuja importância vai além da diversão e do entretenimento, pois cumpre com uma função que toda organização deve ter em sua base", comentou a presidente do FSS, Denise Lippi, referindo-se ao papel social das empresas.

A expectativa dos organizadores é de uma arrecadação acima das 1.200 unidades, explica o diretor geral da Exclusive Comunicação, Eduardo Regal. Supervisionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e, em São Paulo, pela Federação Paulista de Automobilismo, a prova tem um limite de 150 carros multimarcas, fabricados a partir de 1992,  na categoria Universitário e de 30 da bandeira Fiat, a denominada categoria "Paixão Fiat".


Constituída, no mínimo por duas pessoas – piloto e navegador, no caso dos universitários, ao menos um deles deverá comprovar regularidade de matrícula em instituição de ensino superior. Nos casos em que houver o "Zequinha" (carona), a exigência é de dois estudantes na equipe.  Além dos brindes e troféus oferecidos aos cinco primeiros colocados, a dupla (ou trio) que vencer cada uma das 10 provas da temporada vai se classificar para disputar um carro, na final, em dezembro, em local que será definido pelo organizador do evento.

Na categoria "Paixão Fiat" não é obrigatória a participação de universitários e nem há limite de idade do veículo Fiat. Contudo, os participantes desta categoria só concorrem a brindes e troféus oferecidos em cada uma provas do calendário.

A mesma premiação é oferecida, nas duas categorias, às equipes femininas melhor classificadas nas etapas.

Diferente de outras modalidades, o Rally Universitário Fiat é caracterizado pela não experiência dos pilotos e navegadores. Para ajudar aos competidores, a organização da prova oferece uma aula de navegação um dia antes. "Como se trata de uma prova de regularidade, o mais importante é a sintonia da equipe que deve estar atenta às indicações do percurso", conta Regal.  Com o slogan "A velocidade é inimiga do pódio", o diretor da Exclusive afirma que o desafio está, justamente, em controlar os impulsos e se submeter, em muitos trechos, a velocidades baixas para se evitar a perda de pontos.

Devagar e sempre...

O rally de regularidade é uma modalidade cujo objetivo é cumprir com o percurso estabelecido pela organização da prova cometendo-se o menor número de faltas possíveis. Por isso,  piloto e navegador têm que manter as médias horárias e seguir fielmente o percurso da planilha de navegação. Entrosamento, perícia, atenção, noção de tempo e raciocínio ágil são fundamentais nesse tipo de competição.

Não há competição direta entre os participantes e a largada dos veículos acontece a cada minuto. A partir daí, de posse da planilha, a equipe deve manter a melhor regularidade possível.

Ao longo do trajeto, que é divulgado com apenas dois dias de antecedência, são instalados Postos de Cronometragem (Pcs) que checam o desempenho do competidor. Os muito lentos ou os apressadinhos em relação ao determinado pela planilha de navegação, são penalizados.  Vence a prova quem tiver o menor número de pontos perdidos na somatória de todos os Pcs. Subirão ao pódio as cinco primeiras equipes melhor colocadas.

De acordo com os organizadores da prova, as inscrições serão abertas somente a partir da próxima semana e deverão ser feitas pelo site oficial – www.rallyuniversitariofiat.com.br


Acompanhe o calendário 2012

15 de abril - Sorocaba (SP)

20 de maio - Itumbiara(GO)

03 de junho – Montes Claros (MG)

17 de junho - Londrina (PR)

01 de julho - Campo Grande (MS)

 19 de agosto – Campos (RJ)

16 de setembro – Maceió (AL)

23 de setembro – João Pessoa (PB)

Compartilhe no Whatsapp