da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
"A nossa ideia foi mostrar como reaproveitar restos de alimentos, formando composto de adubo", explica o ecólogo José Carmelo Freitas Júnior, coordenador da atividade. Cascas de frutas, legumes e ovos, borra de café, saquinhos de chá, podas de jardinagem, guardanapos de papel e palitos de fósforo, são alguns exemplos.
A compostagem doméstica é uma solução eficaz para reciclagem de lixo orgânico. Além do impacto positivo ao meio ambiente, ao reduzir o volume de resíduos orgânicos depositado nos aterros sanitários, a prática possibilita a fabricação de fertilizantes nutritivos para serem usados em hortas, vasos e jardins, sem nenhum custo.
Entre as dicas, Carmelo destacou a importância de se manter uma composteira úmida, regando sempre que sentir a terra seca, além de mexer no material quando estiver com mal cheiro para ajudar na sua decomposição. "Fazendo da maneira correta, em seis meses vocês já terão o composto pronto para ser utilizado", explicou aos participantes.
Outra dica interessante: depositar alimentos muito bem picados na composteira. "Quanto menor ele tiver, mais rápido os microorganismos vão decompor esses materiais, pois terão uma maior área de superfície para atuarem", garante.
Fernanda Antunes de Souza, 21 anos, moradora da Vila Santana, é formada em Gestão Ambiental e foi uma das interessadas em aprender sobre a técnica. "Já estou participando de outras atividades da Secretaria do Meio Ambiente e esta oficina tem tudo a ver com minha área. Minha ideia é ter uma composteira em casa e aqui recebi dicas legais", conta. Nascida em Sarapuí, a jovem também está engajada em criar uma associação ecológica no município vizinho. "Essa oficina também será muito importante para essa nossa ação", completa.
Mini-horta em garrafa pet
Na próxima quarta-feira, a Sema ensinará a população a fazer uma mini-horta de garrafa pet no "Chico Mendes". Os interessados em participar da oficina devem se inscrever a partir desta quinta-feira (15) pelo telefone 3219.2280 ou na Secretaria, que fica na Rua Campos Salles, 850, em Pinheiros. São oferecidas 30 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada.