Vitor Lippi participa de talk show e visita Parque Tecnológico na França

14/3/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O prefeito Vitor Lippi prestigiou a secretária do Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, que na manhã desta terça-feira (13) mediou  um talk show no Pavilhão Brasileiro do 6º Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado em Marselha, na França. O tema foi gestão da água e os programas desenvolvidos na cidade com a participação das comunidades.

O evento, que manteve o auditório do espaço lotado, teve a participação do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni, do secretário executivo do Consócio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiái, Francisco Lahoz, do diretor da Itaipu Binacional, Nelton Friedrichdos, e dos prefeitos das cidades paulistas de Atibaia (SP), José Bernardo Denig, e Toledo (PR), José Carlos Schiavinato.

"O diálogo realizado durante o evento foi muito interessante e mostrou que há necessidade de um espaço para a troca de experiências para que possamos colocar o Brasil em uma posição de protagonismo ainda maior", explicou Jussara.

No período da tarde, Vitor Lippi e outros prefeitos paulistas visitaram o Parque Tecnológico Technopôle De L'Environnement Arbois-Mediterranée, um dos mais importantes da Europa. Na oportunidade, Lippi assistiu palestras sobre o espaço e seu funcionamento; além de conhecer o trabalho de alguns centros de pesquisa instalados e que trabalham com temas relativos ao meio ambiente.

"A visita foi muito interessante. Conseguimos muitos contatos para realizarmos, futuramente, um intercâmbio tecnológico já a partir da inauguração do Parque Tecnológico de Sorocaba, em junho. O nosso espaço segue conceitos vindos deste parque francês, já que uma de nossas consultoras em Sorocaba neste projeto morou em Marselha e conheceu de perto o trabalho realizado aqui", explicou o prefeito.

Já, na noite desta terça-feira, Lippi foi convidado pelo presidente do Conselho Mundial da Água, Loic Fauchon, para uma reunião, uma vez qye Sorocaba é agora o mais novo membro da entidade. "Somos a primeira cidade brasieira a parte deste conselho de importância internacional", destacou Lippi.

Palestra de Lippi é nesta quarta-feira

E nesta quarta-feira (14),  no terceiro dia do Fórum Mundial da Água, o prefeito Vitor Lippi realizará uma palestra aos participantes. Também fará pronunciamento a assessora técnica das Águas da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rosa Mancini. Ele abordará a representantes de todo o mundo sobre a revitalização, o monitoramento e o controle dos recursos naturais realizados em Sorocaba nos últimos anos, focando o programa de recuperação e a revitalização do Rio Sorocaba e dos córregos urbanos.

"Esta será a primeira vez que um trabalho realizado pelo governo de Sorocaba será abordado em um Fórum Mundial. Será também a primeira vez que abraçamos a ideia de que a revitalização de um rio vai além do serviço de saneamento básico, como o tratamento do esgoto, por exemplo, que também é de fundamental importância. Faz parte deste plano a construção das ciclovias, a participação da população quando está interagindo com o rio, quando está caminhando ou pedalando, ou participando de plantios de árvores, da produção de mudas ou da educação ambiental. Este programa mostra todo trabalho integral desta administração municipal, que mudou a qualidade de vida do sorocabano", explicou Jussara de Lima Carvalho.

Para o prefeito Vitor Lippi, esta será uma grande oportunidade de Sorocaba se apresentar no cenário internacional em relaqção ao trabalho que desenvolve na área de Meio Ambiente. "Vamos mostrar a líderes de toda a parte do mundo a nossa experiência de Sorocaba, contribuindo para que o planeta continue sendo azul e que cada cidadão tenha direito à água. Foi uma satisfação imensa Sorocaba ter sido escolhida como destaque do nosso Estado para representá-lo na França, pois mostrou que estamos no caminho certo ao realizarmos políticas públicas integradas para a proteção e recuperação do Rio Sorocaba, da transformação do seu entorno, na melhoria florestal, na criação de áreas de promoção de qualidade de vida, com inclusão social e trazendo grande retorno para a população", comentou.

De acordo com o calendário do Fórum Mundial das Águas, quarta e quinta-feiras (14 e 15) serão dedicadas ao processo político local e regional, cuja abertura solene será realizada pelo prefeito de Istambul (Turquia), Kadir Topbaş, e pelo prefeito de Bourges (França), Serge Lepeltier. Lippi e Rosa Mancini se apresentarão na sessão dedicada à avaliação do Consenso de Istambul sobre a Água, denominada "De Istambul a Marselha: Autoridades Locais e Regionais fazem as coisas acontecerem", juntamente com representantes das cidades de Léon (México) e Marselha (França).

 

Compartilhe no Whatsapp