Prefeito Vitor Lippi discursa na abertura do Pavilhão Brasileiro no Fórum Mundial das Águas

13/3/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Começou nesta segunda-feira (12), em Marselha (França) e segue até o próximo dia 17, o 6º Fórum Mundial da Água. O evento, considerado um dos mais importantes do mundo abordando o meio ambiente, levou representantes de vários países ao Parc Chanot, no centro da cidade francesa.

A delegação brasileira (a maior internacional) chamou a atenção de quem passava pelo evento desde a parte da manhã, já que são aproximadamente 250 pessoas de 50 instituições ligadas à temática da água, frequentando o pavilhão dedicado ao Brasil. No final da tarde, a atenção ficou ainda mais voltada ao local, já que com muito entusiasmo e a presença de dezenas de participantes, o presidente do 6º Fórum Mundial da Água, Benedito Braga, inaugurou o espaço que receberá, nos próximos dias, interessados em conhecer iniciativas brasileiras ou demonstrar ações relativas ao uso da água.

O prefeito Vitor Lippi foi convidado durante a cerimônia para representar todos os prefeitos brasileiros, discursando sobre o papel dos governos locais no uso da água e na melhoria do meio-ambiente das cidades. "Estamos muito felizes porque o trabalho realizado em Sorocaba está sendo visto com muito bons olhos por brasileiros e também por estrangeiros. Isso indica que estamos trabalhando no sentido certo. Estamos aqui para contar a nossa história e mostrar que os rios não podem ser visto pelo os governos como problemas e sim como soluções", explicou Lippi, feliz ao saber que a o Conselho Mundial da Água aceitou Sorocaba como membro da entidade. Sendo assim, a cidade será a primeira do Brasil a fazer parte desse conselho de importância internacional.


Benedito Braga também elogiou o trabalho realizado em Sorocaba. "O prefeito Vitor Lippi foi muito além do que simplesmente limpar o rio. Hoje as pessoas pescam e interagem com ele. As cidades brasileiras estão de parabéns e são hoje exemplos para o mundo".

Também participaram do evento no pavilhão brasileiro Martine Vassal, vice-prefeita de Marselha, Edson Giriboni, secretário de saneamento e recursos hídricos do Estado de São Paulo, o diretor da Agencia Nacional de Águas (Ana), Paulo Varela, e o presidente do Conselho Mundial da Água, Loic Fauchon, entre outros.

Nesta terça-feira (13), o prefeito Vitor Lippi visitará o Parque Tecnológico de Marselha, que serviu de modelo para a construção do Parque em Sorocaba e é um dos mais importantes das Europa.

Palestra na quarta-feira

Juntamente com a assessora técnica das Águas da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rosa Mancini, o prefeito Vitor Lippi realizará uma palestra no terceiro dia do evento.

Ele falará a representantes de todo o mundo sobre a revitalização, o monitoramento e o controle dos recursos naturais realizados em Sorocaba nos últimos anos, focando o programa de recuperação e revitalização do Rio Sorocaba e de córregos urbanos. A secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, e o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Geraldo Caiuby, também participarão do Fórum.

"Esta será a primeira vez que um trabalho realizado pelo governo de Sorocaba será abordado em um Fórum Mundial. Será também a primeira vez que abraçamos a ideia de que a revitalização de um rio vai além do serviço de saneamento básico, como o tratamento do esgoto, que também é de fundamental importância. Faz parte deste plano a construção das ciclovias, a participação da população quando está interagindo com o rio, quando está caminhando ou pedalando, ou participando do plantio, da produção de mudas ou da educação ambiental. Este programa mostra todo trabalho integral desta administração municipal que mudou a qualidade de vida do sorocabano", explicou Jussara.

Para o prefeito Vitor Lippi, esta é uma grande oportunidade de apresentar a líderes do mundo todo a experiência de Sorocaba, contribuindo para que o planeta continue sendo azul e que cada cidadão tenha direito à água. "Foi uma satisfação imensa Sorocaba ter sido escolhida como destaque do nosso Estado de São Paulo para representá-lo na França, pois mostrou que estamos no caminho certo ao realizarmos políticas públicas integradas para a proteção e recuperação do Rio Sorocaba, da transformação do seu entorno, na melhoria florestal, na criação de áreas de promoção de qualidade de vida, com inclusão social e trazendo grande retorno para a população".

De acordo com o calendário do Fórum Mundial, os dias 14 e 15 serão dedicados ao processo político local e regional, cuja abertura solene será realizada pelo prefeito de Istambul (Turquia), Kadir Topbaş, e pelo prefeito de Bourges (França), Serge Lepeltier. Lippi e Rosa Mancini se apresentarão na sessão dedicada à avaliação do Consenso de Istambul sobre a Água, denominada "De Istambul a Marselha: Autoridades Locais e Regionais fazem as coisas acontecerem", juntamente com representantes das cidades de Léon (México) e Marselha (França).

Também, durante o 6º Fórum Mundial da Água, Sorocaba representará as 'Cidades Campeãs',

Compartilhe no Whatsapp